Profisão : Fiscal de pátio - Aeroporto



       Já observou aquele cidadão com colete azul balizando as aeronaves para o estacionamento? Pois é, trata-se do fiscal de pátio. Apesar de alguns pensarem que ele é apenas um sinalizador, o balizador das aeronaves para os slots de estacionamento, esse não é o caso. Longe disso. O trabalho desse profissional é amplo e de suma importância para a segurança das operações de aeronaves e passageiros nos aeroportos, bem como para toda a aviação civil.
      Os fiscais de pátio são responsáveis pela fiscalização e segurança das operações nos pátios de aeronaves dos aeroportos. Entre as atividades realizadas, estão o “estacionamento” de aeronaves, a inspeção de pátios e pistas, sinalização aeroportuária, monitoramento de sistemas e equipamentos, realização de procedimentos de segurança e a operação de pontes de embarque.

 
     Por vezes, ele é ironicamente chamado de “flanelinha de avião”. Porém, e a bem da verdade, esse dedicado profissional representa mais um elo de segurança para a aviação brasileira, sendo um elemento protagonista na fiscalização, coordenação e segurança das operações aeroportuárias.
     As atribuições do fiscal de pátio, no entanto, vão bastante além da sinalização do estacionamento de aeronaves. Ele também controla e fiscaliza o tráfego de aeronaves, veículos e equipamentos nos pátios. Para o controle e orientação das movimentações de aeronaves no pátio, as direções são realizadas tanto por meio de comandos transmitidos por rádio quanto pelos procedimentos de marshalling e follow-me.
     O marshalling é um código corporal de sinalizações visuais entre o fiscal de pátio e o piloto, que pode ser utilizado tanto como alternativa quanto apoio às radiocomunicações entre os envolvidos. Os sinais utilizados na comunicação do marshalling são padronizados nas operações de voo em todo o mundo, definidos pela Organização Internacional de Aviação Civil (Oaci, ou Icao na sigla em inglês). O follow-me, por sua vez, é uma forma de orientação em que o fiscal indica o caminho ao fazer o trajeto com um carro, que deve ser seguido pelo piloto da aeronave.
 
Se você já trabalhou nos pátios dos aeroportos brasileiros provavelmente já se deparou, foi orientado ou até mesmo cobrado por algum fiscal de pátio. No entanto, diferentemente do que alguns possam pensar o objetivo primordial desse profissional não é punir e sim orientar, pois todos os que laboram nos aeroportos são diretamente responsáveis pela segurança. Ainda assim, há casos extremos em que se faz necessária a Notificação por Ato Inseguro, o que pode ocasionar ao infrator uma nova participação compulsória em cursos específicos voltados para a segurança.
     Outras atribuições dos fiscais de pátio envolvem também o manejo de pontes de embarque; inspeção nas viaturas e equipamentos que transitam no pátio de manobras; controle do movimento de voos não regulares e imprevistos (como um voo que segue uma rota alternada para outro aeroporto, por exemplo), buscando evitar a superlotação de aeronaves no pátio; e, finalmente, o monitoramento da segurança dos pátios e pistas de pouso e decolagem. Em resumo, é possível dizer que esses profissionais participam de alguma forma em quase todos os trabalhos desenvolvidos no dia a dia dos pátios de aeronaves.

  Inicialmente, para uma operação segura, o sinalizador deverá dispor dos seguintes equipamentos básicos:

1. Equipamento de Proteção Individual (óculos de proteção, protetor auricular e abafador de ruídos).
2. Colete refletivo.
3. Raquetes de sinalização refletivas ou luvas refletivas para o período diurno.
4. Lanternas refletivas para o período noturno.
5. Capas de proteção para dias chuvosos.

   Dispondo destes equipamentos o sinalizador deverá atentar para algumas situações perigosas, como, por exemplo:

1. Chegada de mais de uma aeronave para o pouso.
2. Decolagem simultânea de aeronaves.
3. Tráfego intenso de aeronaves na taxiway.

    
O significado dos sinais permanece o mesmo, quer sejam empregadas raquetes, balizas iluminadas ou lanternas. Os motores das aeronaves são numerados, para o sinalizador situado à frente da aeronave, da direita para esquerda; isto é, o motor n.º 1 é o motor externo da asa esquerda.
As referências às balizas podem também ser interpretadas como relativas a raquetes do tipo das de tênis de mesa com fluorescentes ou a luvas (somente durante o dia). Para a capacitação de seus funcionários nas atividades de fiscal de pátio , a Infraero realiza cursos regulares ao longo de toda a rede.O curso de formação de Fiscal de Pátio, cumprido de acordo com as exigências operacionais e a legislação que regula a atividade busca além de capacitação , garantir altos níveis de segurança operacional e a qualidade de serviços aeroportuários. Para os profissionais que já atuam na área, a Infraero também realiza cursos de atualização periodicamente. 
     

Bons ventos tripulação e até a próxima escala !!!

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