Um breve resumo da história da Avianca...

A319 da Avianca


Hoje estou aqui para contar um pouco da história A Avianca Brasil, antigamente chamado OceanAir, (1998 - presente) é uma companhia brasileira de aviação comercial com sede na cidade de São Paulo, pertencente ao Synergy Group, também controlador das empresas aéreas AviancaTaca, AeroVip e Aerogal. O grupo é comandado pelo empresário Germán Efromovich. Em 2013, foi anunciado a fusão com a Avianca Colombia(Antiga AviancaTaca), prevista para inicio de 2014.
A Avianca é uma companhia aérea da Colômbia fundada 5 de dezembro de 1919 e no Brasil iniciou suas atividades como empresa de táxi-aéreo, denominada OceanAir. Em 2002 recebeu autorização do DAC (atual ANAC) para operar linhas em colaboração com a Rio Sul, do antigo grupo VARIG, de quem herdou rotas e aeronaves. Passou a operar cidades rejeitadas pela antiga parceira, operando apenas voos regionais, porém ampliou rapidamente sua malha.
Destacou-se no início por utilizar cores variadas e chamativas em seus aviões. Os Embraer Brasília foram pintados de azul claro, branco, vermelho, amarelo, rosa, laranja e cinza. Em 2003 reforçou sua frota com a chegada dos três Fokker 50, que foram pintados de vermelho, bege e rosa.
Em 2004 Germán Efromovich comprou a empresa colombiana Avianca, a mais antiga companhia das américas e segunda mais antiga do mundo e que estava em recuperação judicial, junto a Julio Mario Santo Domingo e seu grupo empresarial Bavaria.Ao final do mesmo ano iniciou o projeto Super 100, com a aquisição de jatos Fokker 100 desativados pela American Airlines. A frota iniciou as operações em 2006, já no padrão de cores da Avianca, mas curiosamente foram denominados de MK-28, pois no Brasil a aeronave ficou com má reputação após diversos acidentes (um deles fatal) e alguns incidentes.2
Em seguida iniciou um agressivo plano de expansão, trazendo dois Fokker 50 adicionais da frota da Avianca e dando início às rotas internacionais, operadas com dois modelos Boeing 767-300ER adquiridos da United Airlines e um Boeing 757-200 adquirido na França, este posteriormente equipado com winglets.
Em 26 abril de 2010 o nome foi definitivamente trocado para Avianca Brasil, com a imediata padronização de cores. Em 7 de maio 2013 recebeu a segunda aeronave, um Airbus A319. Em sua história ainda houve o capítulo de uma sociedade formada pela OceanAir (49%) e de um Fundo de investimento (51%), que criou uma nova companhia aérea chamada Wayraperú, com pouca duração.Em Novembro de 2013, a Avianca Brasil recebeu o primeiro Airbus A320 equipado com sharklets, se tornando a segunda companhia aérea brasileira a operar esta variante do A320.
Em 2013, foi anunciada a fusão entre Avianca Brasil e Avianca Internacional (Avianca Holdings), formando uma só companhia e adotando uma marca única, integrando também a Star Alliance. A fusão e a adoção de uma nova imagem estão previstas para o ano de 2014. Também para o ano de 2014, está previsto o recebimento de 3 aeronaves Airbus A330-200 e a substituição dos Fokker 100 por novas aeronaves Airbus A320 equipadas com Sharklets.
Em 14 de Dezembro de 2013 foi confirmado que a Avianca Brasil fará parte da Star Alliance a partir de 2014, trazendo mudanças dentro da empresa, como unificação da marca com a Avianca Internacional, mudança do sistema e migração do Programa Amigo para o LifeMiles


Comentários

Postar um comentário