Como ser Piloto de Avião ?

Muitas pessoas perguntam quais são os passos para se tornar um PILOTO.  Vou tentar explicar aqui as etapas básicas para a realização deste sonho de muitos.

       
Cessna 172 uma das aeronaves usadas no treinamento de Piloto Privado

  
 A formação das habilitações da ocupação de piloto, na maioria das vezes, possui basicamente três etapas:
     
  1. Curso Teórico + Prova da ANAC
  2. Exame Médico
  3. Curso Prático
     É muito importante se saber que para se tornar piloto a "estrada" apesar de longa é árdua, é  prazerosa.
O tempo de preparação e formação de um piloto depende muito dele mas, podemos dizer que, se houver dedicação exclusiva, é possível a formação completa de piloto privado + piloto comercial em cerca de 12 meses.  Sempre lembrando que isso dependerá de uma série de fatores, principalmente da evolução do aluno e tambem da situação financeira.
     Para Piloto privado é exigido que você tenha 17 anos completos para o curso teórico e 18 anos completos para o curso prático, ensino médio completo e Certificado de Avaliação Física.Esse Certificado Médico Aeronáutico(CMA) é o de 2ª classe (CMA 2ª classe), que deve ser feito em algum Hospital da Aeronáutica , ou clínica homologada pela ANAC. Sem este certificado, mesmo que o candidato tenha êxito no curso teórico, e tenha sido aprovado na banca da ANAC,não poderá prosseguir para o treinamento prático de voo.  Por isso aconselhamos que este certificado seja tirado antes do curso teórico para evitar frustrações futuras, este exame é crucial para se praticar as horas de voo.
      Para este Certificado o aluno se submeterá a uma série de exames, incluindo de sangue, psicotécnico e teste de esforço, em outra matéria vou me aprofundar mais sobre os exames que são feitos.O Curso Teórico para Piloto Privado é onde o aluno começa a ter contato com noções Regulamentos de Tráfego Aéreo (VFR), Conhecimentos Técnicos (motores à pistão), Aerodinâmica e Teoria de Voo, Meteorologia e Navegação Aérea (VFR). Este curso leva em torno de 4 meses e após esse processo o aluno vai passar por uma avaliação na banca da ANAC, onde ele deve ter aproveitamento mínimo de 70% para começar a fazer suas 40 horas de voo.  Dessas 40 horas de voo, é exigido que pelo menos 3 horas sejam de voo noturno.
      Apesar de serem necessárias somente 40 horas, isso depende muito do aluno e as vezes pode acontecer de o aluno necessitar de mais horas para estar realmente preparado.  Por isso, sugerimos que o aluno se empenhe em aprender e apreender o máximo de conhecimento em todas as fases da instrução para que não prejudique o aprendizado dele próprio. O tempo para conclusão dessas 40 horas depende muito mais da disponibilidade do aluno do que qualquer outra coisa.  Se o aluno pode ficar na Escola, voando todos os dias, logicamente sujeito à disponibilidade meteorológica, ele pode conseguir voar muito rápido essas horas, após o período de adaptação, é permitido voar mais de 1 hora por dia, desde que haja disponibilidade da aeronave e do clima.
     Aerononaves usadas nas aulas práticas no curso de PP :

  • Cessna 152
  • Piper Cherokee 140 e 180
  • Neiva P56 Paulistinha
  • Aero Boero AB-115
  • Aeromot AMT-600 Guri
  • Aerotec T-23 Uirapuru

     Ao final do curso prático, já de posse do Certificado de Capacidade Técnica (CCT/Banca ANAC), após ter sido aprovado na banca da ANAC, o aluno estará apto a realizar o voo de check. Se aprovado neste voo, o aluno estará apto a pilotar aviões monomotores em condições visuais, porém, não pode ainda exercer atividade remunerada com a aviação.  Para exercer a profissão de  piloto é necessário o curso de Piloto Comercial e o processo reinicia todo de novo.


Cockpit do Cessna 172

 
     Para ser PC o aluno dever ter mais de 18 anos, ensino médio completo, certificado de avaliação física de 1° classe e CHT de Piloto Privado.
     Primeiro é importante que o certificado de saúde (CMA) seja o de primeira classe, o curso teórico leva mais uns 4 meses e a mínimo de aproveitamento na banca da ANAC é de 70%.  Depois disso são necessárias mais 110 horas de voo, sendo no mínimo:

  • 60 horas visual e navegação
  • 12,5 horas MLTE IFR
  • 8 horas IFR
  • 8 horas Noturno
  • 32 horas de Simulador de voo ou 19 horas de IFR
  • 2,5 horas de Check         
      Aerononaves usadas nas aulas práticas no curso de PC
     
  • Cessna 172 Skyhawk
  • Cessna 182 Skylane
  • Embraer 712 Tupi
  • Embraer 711 Corisco
     Após ser checado por checador homologado pela ANAC, o piloto já estará habilitado a ingressar na carreira de piloto comercial.

    

Bons ventos tripulação e até a próxima escala !!!

Aplicativo : Aplicativo Minha paixão é avião e aviação

Facebook : facebook.com/minhapaixaoeaviaoeaviacao

Instagram : @minha_paixao_e_aviao_e_aviacao

Twitter : twitter.com/MPAA_Official

 

Comentários

Postar um comentário