Muitas pessoas perguntam quais são os passos para se tornar um PILOTO. Vou tentar explicar aqui as etapas básicas para a realização deste sonho de muitos.
Cessna 172 uma das aeronaves usadas no treinamento de Piloto Privado |
A formação das habilitações da ocupação de piloto, na maioria das vezes, possui basicamente três etapas:
- Curso Teórico + Prova da ANAC
- Exame Médico
- Curso Prático
O tempo de preparação e formação de um piloto depende muito dele mas, podemos dizer que, se houver dedicação exclusiva, é possível a formação completa de piloto privado + piloto comercial em cerca de 12 meses. Sempre lembrando que isso dependerá de uma série de fatores, principalmente da evolução do aluno e tambem da situação financeira.
Para Piloto privado é exigido que você tenha 17 anos completos para o curso teórico e 18 anos completos para o curso prático, ensino médio completo e Certificado de Avaliação Física.Esse Certificado Médico Aeronáutico(CMA) é o de 2ª classe (CMA 2ª classe), que deve ser feito em algum Hospital da Aeronáutica , ou clínica homologada pela ANAC. Sem este certificado, mesmo que o candidato tenha êxito no curso teórico, e tenha sido aprovado na banca da ANAC,não poderá prosseguir para o treinamento prático de voo. Por isso aconselhamos que este certificado seja tirado antes do curso teórico para evitar frustrações futuras, este exame é crucial para se praticar as horas de voo.
Para este Certificado o aluno se submeterá a uma série de exames, incluindo de sangue, psicotécnico e teste de esforço, em outra matéria vou me aprofundar mais sobre os exames que são feitos.O Curso Teórico para Piloto Privado é onde o aluno começa a ter contato com noções Regulamentos de Tráfego Aéreo (VFR), Conhecimentos Técnicos (motores à pistão), Aerodinâmica e Teoria de Voo, Meteorologia e Navegação Aérea (VFR). Este curso leva em torno de 4 meses e após esse processo o aluno vai passar por uma avaliação na banca da ANAC, onde ele deve ter aproveitamento mínimo de 70% para começar a fazer suas 40 horas de voo. Dessas 40 horas de voo, é exigido que pelo menos 3 horas sejam de voo noturno.
Apesar de serem necessárias somente 40 horas, isso depende muito do aluno e as vezes pode acontecer de o aluno necessitar de mais horas para estar realmente preparado. Por isso, sugerimos que o aluno se empenhe em aprender e apreender o máximo de conhecimento em todas as fases da instrução para que não prejudique o aprendizado dele próprio. O tempo para conclusão dessas 40 horas depende muito mais da disponibilidade do aluno do que qualquer outra coisa. Se o aluno pode ficar na Escola, voando todos os dias, logicamente sujeito à disponibilidade meteorológica, ele pode conseguir voar muito rápido essas horas, após o período de adaptação, é permitido voar mais de 1 hora por dia, desde que haja disponibilidade da aeronave e do clima.
Aerononaves usadas nas aulas práticas no curso de PP :
- Cessna 152
- Piper Cherokee 140 e 180
- Neiva P56 Paulistinha
- Aero Boero AB-115
- Aeromot AMT-600 Guri
- Aerotec T-23 Uirapuru
Ao final do curso prático, já de posse do Certificado de Capacidade Técnica (CCT/Banca ANAC), após ter sido aprovado na banca da ANAC, o aluno estará apto a realizar o voo de check. Se aprovado neste voo, o aluno estará apto a pilotar aviões monomotores em condições visuais, porém, não pode ainda exercer atividade remunerada com a aviação. Para exercer a profissão de piloto é necessário o curso de Piloto Comercial e o processo reinicia todo de novo.
Cockpit do Cessna 172 |
Para ser PC o aluno dever ter mais de 18 anos, ensino médio completo, certificado de avaliação física de 1° classe e CHT de Piloto Privado.
Primeiro é importante que o certificado de saúde (CMA) seja o de primeira classe, o curso teórico leva mais uns 4 meses e a mínimo de aproveitamento na banca da ANAC é de 70%. Depois disso são necessárias mais 110 horas de voo, sendo no mínimo:
- 60 horas visual e navegação
- 12,5 horas MLTE IFR
- 8 horas IFR
- 8 horas Noturno
- 32 horas de Simulador de voo ou 19 horas de IFR
- 2,5 horas de Check
- Cessna 172 Skyhawk
- Cessna 182 Skylane
- Embraer 712 Tupi
- Embraer 711 Corisco
Valeu potter agora sei cada passo que devo dar...
ResponderExcluirespero que tenha ajudado :D
ResponderExcluir