Tripulantes hoje atendendo a pedidos do Tripulantes Bruno Santos vamos falar sobre o C-130 da FAB,contaremos um pouco sobre sua carreira e trajetória.
O C-130 Hercules é um avião com quatro turbopropulsores cuja função principal é a de transporte aéreo em várias forças armadas em todo o mundo. Capaz de aterrar ou descolar em pistas pequenas ou improvisadas, foi concebido com o intuito de transporte de tropas e carga. Atualmente desempenha uma larga gama de papeis, incluindo transporte de pára-quedistas, reconhecimento climatérico, reabastecimento aéreo, combate aéreo a incêndios e evacuação médica.
Existem mais de 40 modelos do Hercules utilizados em mais de 50 nações. Com mais de 50 anos de serviço, a família C-130 estabeleceu um sólido recorde de confiabilidade e durabilidade, participando em missões militares, civis e de ajuda humanitária.
A família C-130 detém o recorde de mais longo ciclo de produção de aviões militares em toda a história. O primeiro protótipo, o YC-130 voou a 23 de agosto de 1954 decolando nas instalações da Lockheed em Burbank, na Califórnia. O protótipo, número de série 53-3397, foi pilotado por Stanley Beltz e Roy Wimmer. Uma vez construídos os dois protótipos, a produção foi trasladada para Marietta, Geórgia, onde foram construídos mais de 2 000 aeronaves.
C-130 Hercules da FAB |
O C-130 Hercules é um avião com quatro turbopropulsores cuja função principal é a de transporte aéreo em várias forças armadas em todo o mundo. Capaz de aterrar ou descolar em pistas pequenas ou improvisadas, foi concebido com o intuito de transporte de tropas e carga. Atualmente desempenha uma larga gama de papeis, incluindo transporte de pára-quedistas, reconhecimento climatérico, reabastecimento aéreo, combate aéreo a incêndios e evacuação médica.
Existem mais de 40 modelos do Hercules utilizados em mais de 50 nações. Com mais de 50 anos de serviço, a família C-130 estabeleceu um sólido recorde de confiabilidade e durabilidade, participando em missões militares, civis e de ajuda humanitária.
A família C-130 detém o recorde de mais longo ciclo de produção de aviões militares em toda a história. O primeiro protótipo, o YC-130 voou a 23 de agosto de 1954 decolando nas instalações da Lockheed em Burbank, na Califórnia. O protótipo, número de série 53-3397, foi pilotado por Stanley Beltz e Roy Wimmer. Uma vez construídos os dois protótipos, a produção foi trasladada para Marietta, Geórgia, onde foram construídos mais de 2 000 aeronaves.
Argentina moderniza aeronaves Hercules C-130
O Ministério da Defesa da Argentina
anunciou recentemente planos de modernizar a frota de Hercules C-130 de
sua Força Aérea, que conta com cinco aviões do tipo.Atualizar a frota e assegurar que tenha boa manutenção é uma alta prioridade, disse o ministro da Defesa, Agustín Rossi.
A Força Aérea adquiriu sua primeira
aeronave C-130 em 1969. Em abril de 1970, usou algumas das aeronaves
para fornecer suprimentos à Base Aérea Marambio da Antártida Argentina, a
principal base militar do país na região. A base foi fundada em 29 de
outubro de 1969.
Seu nome é uma homenagem ao famoso vice-comodoro
Gustavo Argentino Marambio, um dos primeiros pilotos a sobrevoar a
região da Antártida.Ao longo do tempo, a Força Aérea
continuou a usar as aeronaves C-130 para fornecer suprimentos à base. O
avião é conhecido por seu bom desempenho em temperaturas baixas. As
temperaturas na base são geralmente abaixo de zero.
A modernização será uma ação de
cooperação entre a Argentina e os Estados Unidos. Um avião C-130
argentino será levado para os EUA, onde será modernizado, informaram
autoridades do Ministério da Defesa. Quando a aeronave estiver pronta,
será reenviada à Argentina. O avião modernizado servirá como um modelo, e
o resto da frota será revitalizado na Argentina.
O custo da modernização foi estimado em
US$ 166 milhões. As aeronaves atualizadas poderão operar até no máximo
2040. A Força Aérea tem utilizado os aviões principalmente para
transportar suprimentos. Quando a modernização estiver concluída, a
Força Aérea poderá utilizá-los em missões de busca e resgate com
sofisticados radares infravermelhos, transportar paraquedistas e
realizar missões no mar.
O avião C-130 foi desenvolvido nos anos
50 pela empresa norte-americana Lockheed Corporation, atualmente
Lockheed Martin Corporation.
Planos para revitalização de aeronaves
Autoridades da Força Aérea planejam usar as aeronaves modernizadas em diferentes tipos de missão, diz Richard Gadea, analista militar argentino.
“Os planos da Argentina para o Hercules
revitalizado incluem entrega de suprimentos em áreas afetadas por
desastres naturais, evacuação de vítimas e combate a incêndios em
regiões de floresta”, afirma Gadea.
Os C-130s modernizados serão úteis em
caso de resposta a desastres naturais na Argentina e em outros países.
Os militares argentinos têm uma longa tradição de fornecer ajuda
humanitária a outros países atingidos por desastres naturais, diz Gadea.
Por exemplo, os militares argentinos forneceram assistência humanitária
ao Haiti após o terremoto que devastou o país em janeiro de 2010.
Aviao refere
ResponderExcluirEmdfa