Profisão : D.O.V (Despachante Operacional de Voo)

Recentemente conversando com uma Tripulante ela me disse que é D.O.V ...

Mas fiquei martelando na minha cabeça "O que venha a ser D.O.V?"

Então fui buscar informações e vou compartilhar com vocês.

 

O que é D.O.V?

      Um Despachante Operacional de Voo ou D.O.V, é o responsável pelo planejamento e acompanhamento dos voos (controle operacional) em empresas aéreas.Este regulamento estipula que o piloto em comando de uma aeronave e o despachante operacional encarregado por um voo, são legalmente responsáveis ​​por este voo. Também estipula que um D.O.V tem a autoridade para atrasar, desviar ou cancelar um voo, e um voo não pode ser liberado sem a assinatura do piloto em comando e o despachante operacional em documentos específicos como o plano de voo operacional e o manifesto de peso e balanceamento.
     O despachante usa ferramentas sofisticadas para gerar a documentação necessária para a liberar e monitorar o progresso de cada voo e aconselha a tripulação de quaisquer circunstâncias que possam afetar a segurança de voo.Entre as habilidades requeridas para o exercício desta profissão estão a rapidez de raciocínio, visão espacial e capacidade de trabalhar sob pressão.

 Formação, estágio e treinamento

      O interessado em ser um D.O.V deverá cursar em escola homologada pela ANAC o curso de Despachante Operacional de Voo. Normalmente o curso é dividido em dois módulos, sendo o primeiro com duração de 6 a 7 meses e neste módulo o candidato recebe as matérias de Regulamento de Tráfego Aéreo VFR e IFR, Meteorologia, Conhecimentos Técnicos de Aeronaves, Aerodinâmica e Teoria de Voo, Navegação Aérea VFR e IFR e as matérias complementares exigidas pela ANAC, que são Inglês Técnico, Regulamentação do Transporte Aéreo, Comunicações e Sistema de Aviação Civil Internacional e Brasileiro e após ser aprovado na escola o candidato será submetido a uma banca da ANAC.
      Concluído assim o primeiro módulo o aluno estará apto a iniciar o segundo módulo com duração de 4 meses. As matérias a serem estudadas são Performance de Aviões a Jato, Peso e Balanceamento e Planejamento de voo. Seguindo o modelo do módulo 1, o aluno prestará mais uma banca da ANAC.
      É exigido que faça um estágio em uma cia aérea com duração de 360 horas e que realize 40 despachos reais de voo, acompanhado por um D.O.V habilitado e experiente. Na cia aérea o estagiário recebe treinamento para cada tipo de aeronave que a empresa opera e que o D.O.V irá despachar, é chamado de Ground School ou Treinamento de Solo. No final do estágio ele será checado por um checador da ANAC e sendo aprovado receberá a sua CHT (Certificado de Habilitação Técnica), assim estará apto para trabalhar. O Estágio é remunerado. 
     Todos os anos, o D.O.V faz o que é chamado de voo de familiarização, em média 5 por ano. E todos os anos ele faz novamente o Ground School. A cada dois anos ele faz também o recheque com um checador habilitado.

EXIGÊNCIAS PARA O CURSO DE D.O.V

Pré-requisitos

·         Ensino médio completo
·         Idade mínima - 21 anos

 Requisitos para matrícula


·         Uma foto 3x4
·         Xerox do CPF
·         Xerox da RG (RNE ou Passaporte para estrangeiro)
·         Xerox do Título de Eleitor
·         Xerox do Certificado de Reservista
·         Xerox do Comprovante de Residência
·         Xerox Autenticada do Histórico Escolar do Ensino Médio (se estrangeiro, deverá ser traduzido por tradutor juramentado)
 Formato do Curso
O curso de D.O.V é desenvolvido em dois (2) módulos com matérias teóricas e o estágio de 360 horas cumprido em uma empresa de transporte aéreo.

Aulas Teóricas

MÓDULO I

Sistema de Aviação Civil

Inglês Aeronáutico

Conhecimentos Técnicos

Teoria de Voo

Meteorologia

Regulamentos de Tráfego Aéreo

Regulamentos Transporte Aéreo

Comunicações

Navegação

    Duração seis meses

MÓDULO II

Segurança de Voo

Infra Estrutura de Aeródromo

Performance, Peso e Balanceamento

Planejamento de Voo

Monitoramento de Voo

Direito Aeronáutico

Direito do Trabalho e Previdenciário

     Duração quatro meses

Estágio

     Aprovado na ANAC no módulo I e II, o aluno deverá buscar uma oportunidade de estágio em empresas aéreas para habilitar-se junto á ANAC.


Bons ventos tripulação e até a próxima escala !!!

Aplicativo : Aplicativo Minha paixão é avião e aviação

Facebook : facebook.com/minhapaixaoeaviaoeaviacao

Instagram : @minha_paixao_e_aviao_e_aviacao

Twitter : twitter.com/MPAA_Official

 

Comentários

  1. Ser dov na pratica. Leva em conta a boa vontade da ANAC em aplicar a prova . Eu levei anos 5 anos . Sendo 3 de espera para a boa vontade da ANAC . Para aplicação da prova . Resumindo fiquei sócio do curso por anos. Revendo módulo 1 e 2 . Para estar pronto.
    Na prática é profissao para que. Gosta muito da aviaçao . Não dá para contar com trabalho garantido . Já que as empresas presam muito pela experiência.

    ResponderExcluir
  2. O recheque é anual. Antes do recheque o DOV fica em sala de aula por cerca de 2 semanas dependendo da empresa e de quantos tipos de aeronaves a empresa tem. Na Latam são cerca de 20 dias, na Gol são 8 dias, sem contar o dia dos voos familiarização. durante esses dias são aplicados exames para cada matéria e após esse processo ainda tem um cheque final que revalidará sua carteira CHT por mais 1 ano. Caso o DOV reprove nesse recheque ele terá mais 1 chance, que normalmente é mais difícil que o primeiro, se reprovar denovo pode juntar as tralhas a procurar outro emprego, geralmente em outra função, já que as reprovações irão para seu histórico na ANAC e outras empresas poderão te rejeitaR.

    ResponderExcluir

Postar um comentário