Recentemente conversando com uma Tripulante ela me disse que é D.O.V ...
Mas fiquei martelando na minha cabeça "O que venha a ser D.O.V?"
Então fui buscar informações e vou compartilhar com vocês.
O que é D.O.V?
Um Despachante Operacional de Voo ou D.O.V, é o responsável pelo planejamento e acompanhamento dos voos (controle operacional) em empresas aéreas.Este regulamento estipula que o piloto em comando de uma aeronave e o despachante operacional encarregado por um voo, são legalmente responsáveis por este voo. Também estipula que um D.O.V tem a autoridade para atrasar, desviar ou cancelar um voo, e um voo não pode ser liberado sem a assinatura do piloto em comando e o despachante operacional em documentos específicos como o plano de voo operacional e o manifesto de peso e balanceamento.O despachante usa ferramentas sofisticadas para gerar a documentação necessária para a liberar e monitorar o progresso de cada voo e aconselha a tripulação de quaisquer circunstâncias que possam afetar a segurança de voo.Entre as habilidades requeridas para o exercício desta profissão estão a rapidez de raciocínio, visão espacial e capacidade de trabalhar sob pressão.
Formação, estágio e treinamento
O interessado em ser um D.O.V deverá cursar em escola homologada pela ANAC o curso de Despachante Operacional de Voo. Normalmente o curso é dividido em dois módulos, sendo o primeiro com duração de 6 a 7 meses e neste módulo o candidato recebe as matérias de Regulamento de Tráfego Aéreo VFR e IFR, Meteorologia, Conhecimentos Técnicos de Aeronaves, Aerodinâmica e Teoria de Voo, Navegação Aérea VFR e IFR e as matérias complementares exigidas pela ANAC, que são Inglês Técnico, Regulamentação do Transporte Aéreo, Comunicações e Sistema de Aviação Civil Internacional e Brasileiro e após ser aprovado na escola o candidato será submetido a uma banca da ANAC.
Concluído assim
o primeiro módulo o aluno estará apto a iniciar o segundo módulo com
duração de 4 meses. As matérias a serem estudadas são Performance de
Aviões a Jato, Peso e Balanceamento e Planejamento de voo. Seguindo o
modelo do módulo 1, o aluno prestará mais uma banca da ANAC.
É exigido que
faça um estágio em uma cia aérea com duração de 360 horas e que realize
40 despachos reais de voo, acompanhado por um D.O.V habilitado e
experiente. Na cia aérea o estagiário recebe treinamento para cada tipo
de aeronave que a empresa opera e que o D.O.V irá despachar, é chamado de
Ground School ou Treinamento de Solo. No final do estágio ele será
checado por um checador da ANAC e sendo aprovado receberá a sua CHT (Certificado de Habilitação Técnica), assim estará apto para trabalhar. O Estágio é remunerado.
Todos os anos, o
D.O.V faz o que é chamado de voo de familiarização, em média 5 por ano. E
todos os anos ele faz novamente o Ground School. A cada dois anos ele
faz também o recheque com um checador habilitado.
EXIGÊNCIAS PARA O CURSO DE D.O.V
Pré-requisitos
· Ensino médio completo
· Idade mínima - 21 anos
Requisitos para matrícula
· Uma foto 3x4
· Xerox do CPF
· Xerox da RG (RNE ou Passaporte para estrangeiro)
· Xerox do Título de Eleitor
· Xerox do Certificado de Reservista
· Xerox do Comprovante de Residência
· Xerox Autenticada do Histórico Escolar do Ensino Médio (se estrangeiro, deverá ser traduzido por tradutor juramentado)
Formato do Curso
O curso de D.O.V é
desenvolvido em dois (2) módulos com matérias teóricas e o estágio de
360 horas cumprido em uma empresa de transporte aéreo.Aulas Teóricas
MÓDULO I
• Sistema de Aviação Civil
• Inglês Aeronáutico
• Conhecimentos Técnicos
• Teoria de Voo
• Meteorologia
• Regulamentos de Tráfego Aéreo
• Regulamentos Transporte Aéreo
• Comunicações
• Navegação
Duração seis meses
MÓDULO II
• Segurança de Voo
• Infra Estrutura de Aeródromo
• Performance, Peso e Balanceamento
• Planejamento de Voo
• Monitoramento de Voo
• Direito Aeronáutico
• Direito do Trabalho e Previdenciário
Duração quatro meses
Ser dov na pratica. Leva em conta a boa vontade da ANAC em aplicar a prova . Eu levei anos 5 anos . Sendo 3 de espera para a boa vontade da ANAC . Para aplicação da prova . Resumindo fiquei sócio do curso por anos. Revendo módulo 1 e 2 . Para estar pronto.
ResponderExcluirNa prática é profissao para que. Gosta muito da aviaçao . Não dá para contar com trabalho garantido . Já que as empresas presam muito pela experiência.
O recheque é anual. Antes do recheque o DOV fica em sala de aula por cerca de 2 semanas dependendo da empresa e de quantos tipos de aeronaves a empresa tem. Na Latam são cerca de 20 dias, na Gol são 8 dias, sem contar o dia dos voos familiarização. durante esses dias são aplicados exames para cada matéria e após esse processo ainda tem um cheque final que revalidará sua carteira CHT por mais 1 ano. Caso o DOV reprove nesse recheque ele terá mais 1 chance, que normalmente é mais difícil que o primeiro, se reprovar denovo pode juntar as tralhas a procurar outro emprego, geralmente em outra função, já que as reprovações irão para seu histórico na ANAC e outras empresas poderão te rejeitaR.
ResponderExcluir