Como faço para me tornar um mecânico (a) de aviões ?
Esse tecnólogo instala, testa e faz a manutenção de mecanismos e componentes de aeronaves. Também é de sua responsabilidade o planejamento operacional do transporte aéreo e a organização da documentação técnica para que as aeronaves possam decolar.
Entre suas atribuições está a garantia da segurança do voo. Para isso, precisa conhecer com profundidade as operações do fluxo aeroviário. Em parceria com engenheiros, projeta novas aeronaves, seus sistemas e equipamentos.
Ao final do curso, o tecnólogo precisa ser avaliado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a obtenção de, pelo menos, duas habilitações que o tornem apto para atuar na manutenção de aeronaves. Os especialistas mais procurados são os habilitados a trabalhar com componentes e sistemas eletroeletrônicos, preparados para lidar com a moderna tecnologia das aeronaves.
Depois de terminado o curso, que dura de 4 a 8 meses dependendo da frequência das aulas, o candidato a uma vaga tem que passar por uma prova ministrada pela própria ANAC. A partir da aprovação, o candidato tem que enviar currículos e participar de processos de seleção como em qualquer outra atividade na iniciativa privada
O conhecimento e fluência em outras línguas é exigido para o trabalho em linhas internacionais, mas é também um diferencial na concorrência por vagas na aviação interna (linhas domésticas).
O curso superior de Manutenção de Aeronaves tem caráter tecnológico, ou seja, forma o seu profissional em um tempo menor, ou seja, de 2 a 3 anos. O curso tem orientação mais técnica e é menor porque é um aprofundamento de uma disciplina da faculdade de Engenharia Aeronáutica e Ciências Aeronáuticas.
Sua importância no cenário nacional é formar profissionais capacitados para atender a crescente ampliação da frota de aviões e de companhias aéreas. O objetivo da faculdade é formar profissionais que desenvolvam habilidades para atuar na prevenção e correção de problemas de aeronaves, cuidando da manutenção, da aeronavegabilidade e da disponibilidade dos aviões brasileiros.
Depois de formado o técnico em manutenção de aeronaves poderá:
- Identificar e resolver problemas técnicos e operacionais;
- Analisar sistemas, produtos e processos aeronáuticos;
- Avaliar criticamente a operação e a manutenção em vários tipos de motores de aviação, sistema de hélices e rotores, grupos moto-propulsores, sistemas de pressurização, célula de aeronaves, dentre outros;
- Avaliar o impacto das atividades aeronáuticas no contexto social e ambiental;
- Avaliar a viabilidade econômica da implantação de novas técnicas de manutenção e de uso de novos equipamentos
- Trabalhar em aeroportos, empresas de manutenção aeronáutica ou companhias aéreas.
Ameeeeei Comando!!!!!
ResponderExcluirFicou sensacional!
ooowwn Fan ... fico feliz que tenha gostado ... sua cara né essa matéria :D
Excluir