Azul é a companhia aérea de bandeira do Brasil (flag carrier). Atualmente, é a terceira maior companhia aérea brasileira em número de passageiros transportados e frota, e a maior em número de destinos servidos, sendo 104 em todo o território nacional, A partir de 2015, voará também para os Estados Unidos.
A Azul conta com hoje com 138 aeronaves das fabricantes Embraer e ATR, sendo a maior operadora do modelo Embraer 195 e a maior operadora de aviões ATR do mundo. Seus principais centros de operações são os aeroportos de Viracopos, em Campinas e Confins, em Belo Horizonte. A companhia possui sua sede no bairro de Alphaville, no município paulista de Barueri. No dia 1ª de Agosto de 2014 iniciou voos testes com seu primeiro Airbus A330-200 prefixo PR-AIZ com o número do voo AD9651.
Criada e comandada por David Neeleman, norte-americano nascido no Brasil, que também foi o fundador da companhia JetBlue, dos Estados Unidos , início as operações em 15 de dezembro de 2008. Seu fundador é David Neeleman, seu presidente é Antonoaldo Neves e seu COO (Chief Operating Officer) é Flavio Costa.
Apesar de nova, em dezembro de 2011, 9,77% de participação no mercado, o que lhe dá a terceira colocação entre as companhias aéreas do país. A intenção inicial era de ter uma frota composta exclusivamente de Embraer E-Jets, e para tanto, encomendou 76 aeronaves, sendo 36 encomendas confirmadas e 40 com opção de compra e direito de compra. Porém, em 2009, sentindo a necessidade de atender cidades menores com voos de pequenas distâncias, encomendou aviões ATR-72, que entraram em operação a partir de 2010.
Nome da empresa
O nome da companhia aérea foi escolhido através de um concurso na internet, denominado "Você Escolhe", que durou 30 dias e resultou em milhares de participantes. Embora Samba tenha sido o nome mais votado, a empresa optou pelo nome Azul. A disputa foi tão acirrada entre as duas opções, que a nova empresa decidiu premiar com o passe vitalício tanto o internauta que propôs pela primeira vez o nome Azul, quanto o que propôs Samba. Os dois vão poder viajar de graça, com um acompanhante, por toda a vida.
Azul e TRIP
No dia 28 de maio de 2012, a Azul e a TRIP Linhas Aéreas anunciaram uma fusão, a TRIP Linhas Aéreas, que então era a maior empresa aérea com segmento regional na América Latina e após a aprovação, a nova empresa passou a representar 15% do mercado. Com a fusão a Azul passou a ter um mercado maior na região norte e aeroportos regionais, como o Aeroporto da Pampulha em Belo Horizonte.Assim como passará a ter voos saindo do Aeroporto Internacional de Guarulhos, maior aeroporto do Brasil.
A fusão foi aprovada pela ANAC e pelo CADE em 2013. Até a aprovação ambas empresas mantiveram seus voos separadamente, e a partir do fim de 2013, os voos antes operados com o código T4, da TRIP, passaram a ser operados com o código AD, da Azul. A razão social da nova empresa é AZUL TRIP S/A, e opera sob a marca Azul. O fim da marca TRIP deu-se no final do ano de 2013, quando a nova pintura da Azul foi lançada, desde então a nova logomarca e nova pintura vem sendo implantadas gradativamente nas aeronaves, anúncios e lojas.
Após a fusão, a Azul herdou todas as aeronaves e destinos da TRIP, contando hoje com 138 aeronaves e operando em 104 destinos. Para marcar a fusão, um Embraer 195 foi pintado nas cores das duas empresas e um Embraer e um ATR serão mantidos com as cores originais da TRIP.
Azul: voos internacionais a partir de 2015
O padrão de configuração das novas aeronaves prevê três classes de serviço. No caso dos A330-200, a companhia deverá manter as configurações atuais. Gradativamente, os interiores receberão um novo pacote de melhorias, que incluirá uma total remodelagem, de maneira a oferecer novos sistemas de entretenimento.Já os A350-900 deixarão a fábrica em Toulouse, na França, equipados com a configuração a ser escolhida pela Azul.
O aeroporto de Campinas é o principal centro de operações da Azul no Brasil, de onde ela tem partidas para dezenas de cidades. Vale lembrar que após a compra da Trip a companhia passou a ter a maior malha aérea nacional, com 104 destinos no Brasil. Além disso, a companhia assinou contrato com a United, que poderá ser usado para aumentar o número de destinos americanos à disposição de seus passageiros.
Segundo o pedido aprovado pela Anac, no dia 1º de dezembro a Azul começa a voar para Fort Lauderdale e no dia 15 de dezembro para Orlando. Ambos os voos sairão do novo terminal do aeroporto de Campinas em aviões Airbus A330-200.
Além dos voos diário para Orlando (voos 8706 e 8707) e Fort Lauderdale (8704 e 8705) que terão início em dezembro.Anac aprovou um segundo voo para a vizinha de Miami, às quartas, sextas e domingos, com início no dia 4 de janeiro.
Confira abaixo os horários dos voos:
Atualmente, a única empresa aérea brasileira a operar aviões de dois corredores é a TAM. Recentemente a frota da Azul ultrapassou a da GOL, com este anúncio, a Azul que já opera mais destinos e que tem mais voos domésticos que TAM e GOL, vai caminhando para se tornar a maior empresa aérea brasileira.
TV ao vivo a bordo
No primeiro semestre de 2012 entrou no ar nos aviões da Azul um sistema de TV ao vivo a bordo com uma programação de 36 canais. O sistema é oferecido em parceria com a SKY e a programação é transmitida, via satélite, para as aeronaves. Ter programação de TV ao vivo era uma das promessas do fundador David Neeleman desde a criação da empresa.Inicialmente, eram 6 aeronaves com o sistema parcialmente operante. Em outubro de 2012, foi, oficialmente, lançado o programa com 48 canais de televisão ao vivo em parceria com a Sky em 40 aeronaves da frota, todos Embraer 190 e 195 num investimento total de R$ 100 milhões
Aplicativo Azul disponível para iOS e Android
Além de proporcionar a facilidade no processo de check in e disponibilizar os status de voo em tempo real, o aplicativo mostra os horários dos ônibus, que também são gratuitos.
Parabéns, Potter, desculpa o atraso rsrsrsrsrsr ótima reportagem, assim como rodar que vc faz... Parabéns!!!!!
ResponderExcluirDe: Bruno Santos