Entrevista com Bruno Janoni - Manutenção de Aeronaves Parte II


Hoje estamos aqui com o mais novo mecânico dos pássaros de ferro Bruno Janoni.Ele se formou em manutenção de aeronaves e hoje disponibilizou um tempo na sua agenda corrida para nos falar um pouco sobre esse universo e tirar algumas duvidas de vocês que enviaram perguntas , duvidas minhas e também de varias pessoas.

Bruno Janoni em um dia de estágio no hangar da Azul Linhas Aéreas


Minha Paixão é Avião e Aviação: Quando começou sua paixão pelos aviões?
Bruno Janoni : Minha paixão começou quando tinha 3 anos e morava na cidade de Barbacena -MG. Por a EPCAR (Escola Preparatória de Cadetes do Ar) ficar citada na cidades, acontece muitos treinamentos e apresentações na cidade. Dai ficava na janela do apartamento que morava, que não era muito longe do local só observando e admirando as aeronaves. Me lembro de algumas da época como o Tucano T - 25 e os caças F-5 e o AMX A-1. Aeronaves usadas ainda atualmente. Minha paixão começou ai.

Minha Paixão é Avião e Aviação : Porque você escolheu ser mecânico de aviões?
Bruno Janoni : Gosto muito de mecânica e já trabalhei na área de mecânica de autos. Daí veio esse interesse pela manutenção de aeronaves. E apesar que é uma área que está em crescimento, carece de profissionais qualificados e paga bem.

Minha Paixão é Avião e Aviação : Quais matérias são estudadas no curso?
Bruno Janoni : Fazendo um resumo breve, o curso é dividido em 4 módulos. Módulo básico (conhecimentos básico), módulo em habilitação em GMP (grupo motor propulsor, o motor propriamente dito), módulo de habilitação em Célula (engloba uma parte de gmp e toda estrutura exterior e interior da aeronave e um pouco de aviônica) e o módulo de habilitação em Aviônicos (toda a parte de elétrica e eletrônica digital e analógica e instrumentos da aeronave). Nesses módulos vemos matérias básicas como matemática, física, eletricidade básica e ferramentas. Matérias voltadas pra área da aviação como desenhos técnicos de aeronaves, peso e balanceamento de aeronaves, tipo de combustível, aerodinâmica, estruturas de aeronaves, pintura e acabamento, reparos estruturais, proteção contra chuva e gelo, trem de pouso, sistemas hidráulicos e pneumáticos, teoria de construção de motores, sistemas de admissão e de escapamento, sistema de combustível, hélices, sistemas de ignição e de partida do motor, remoção e instalação de motor, instrumentos em geral, materiais eletrônicos, circuíto reativos e integrados, osciloscópio, dispositivos semicondutores, amplificadores transistorizados, transistores especiais, díodos especiais, sistema de navegação, técnicas digitais.

Minha Paixão é Avião e Aviação : Como se define o tanque de combústivel na aviação? (pergunta enviada por Wlisses Duarte-Palmas-TO)
Bruno Janoni : Wlisses, o tanque se define como tanque de combustível propriamente dito ou células de combustível usadas em algumas aeronaves atuais e muito usada em aeronaves de asa rotativa (helicóptero). E geralmente estão localizados em partes integrais com a asa e outras partes estruturais da aeronave.

Minha Paixão é Avião e Aviação : Como se define o combustivel na aviação? Por litros ou barris?(pergunta enviada por Wlisses Duarte-Palmas-TO)
Bruno Janoni : Wlisses existem dois combustíveis hoje a aviação, a gasolina de aviação que é uma gasolina composta por hidrocarbonos (hidrogênio e carbono) usada em aeronaves com motor convencional e o querosene de aviação (jet A, jet A1 e jet B) que é usados em motores a reação. No sistema americano é medido em galões, mas normalmente e usado o peso em kg ou toneladas. No ato de abastecimento vem a densidade do combustível para fazer o calculo em litros ou galões.

Minha Paixão é Avião e Aviação : Qual a duração desse curso? 
Bruno Janoni : Aproximadamente 3 anos

Minha Paixão é Avião e Aviação : Em quantos módulos são divididos os curso?
Bruno Janoni : É dividido em 4 módulos (Básico, GMP, Célula e Aviônicos)

Minha Paixão é Avião e Aviação : Qual a idade mínima para começar?
Bruno Janoni : O aluno tem que ter concluído o 2° grau completo.

Minha Paixão é Avião e Aviação :  Como funciona os estágios ? Onde são feitos?
Bruno Janoni : Pelo curso não é exigido o estágio obrigatório, mas o aluno pode fazer por livre espontânea vontade se cadastrando para estágio nos sites de companhias aéreas.

Minha Paixão é Avião e Aviação : De quanto em quanto tempo os pneus dos aviões tem que ser trocados? 
(pergunta enviada por Davi Leal-Feira de Santana-BA)
Bruno Janoni : Davi , um pneu de avião é trocado geralmente com um nº X de ciclos (pousos e decolagens) ou se houver algum dano ou alguma avaria no pneu de acordo com manual de manutenção ATA 32.

Minha Paixão é Avião e Aviação : Oque é feito em uma revisão geral de uma avião e quanto tempo demora para ser feita?
Bruno Janoni : A inspeção de um avião pode se estender desde uma simples caminhada em volta do mesmo (visuais em entre voo) para ver algum dano causado em voo reportado pela tripulação ou um exame detalhado e complexo, compreendendo uma completa desmontagem. Alguns aviões devem ser inspecionados de 12 em 12 meses enquanto outros a cada X horas de voo determinada pelo manual de manutenção. Periodicamente são efetuadas revisões (check) aos aviões de acordo com um determinado tempo de utilização. Existem quatro tipo de checks: Check A e Check B, consideradas revisões de rotina; e Check C e Check D, de duração e análise mais aprofundada.
Check A - É uma revisão efetuada cerca de uma vez por mês, durante a noite, no local onde o avião estacionou junto do terminal do aeroporto. Varia de acordo com o tipo de aeronave, e com o número de ciclos (ciclo: uma descolagem e aterragem), ou com o número de horas voadas desde a última revisão. 
Check B - É uma revisão que pode ter como base os dias do calendário ou horas de voo.Em grandes companhias comerciais, onde as aeronaves voam um número de horas elevado, pode ocorrer por exemplo, de três em três meses. O ideal é que esse check seja efetuado em hangares ao invés da pista onde a aeronave estacionou. Seu tempo de duração é aproximadamente 48 horas.  
Check C - É uma revisão que ocorre a cada 12 a 18 meses. Implica que o avião deixe de operar durante um largo período de tempo, influenciando a própria operação corrente da companhia aérea, e efetuada num hangar de um centro de manutenção. 
Check D - É a mais aprofundada das revisões. Tem lugar a cada 4 a 5 anos, e implica o total, ou parcial, desmantelamento da aeronave para inspeção. É feita num hangar de um centro de manutenções. Os aviões que estão chegando ao seu fim de vida (phase out), são habitualmente estacionados num hangar até à próxima revisão D, devido ao seu elevado custo.

Minha Paixão é Avião e Aviação : É normal dar problemas nas turbinas?
Bruno Janoni : Se as revisões estão em dia, foram executadas em oficinas homologadas e foram executadas de maneira correta, não apresentará problema facilmente a não ser que aconteça alguma inconformidade no voo, como Bird Strike, algumas formação de gelo ou alguma ingestão de objeto estranho (FOD).

Minha Paixão é Avião e Aviação : Quais ai barreiras que você enfrentou ?
Bruno Janoni : A maior barreira é a que a maioria enfrenta, que é a falta de tempo para estudar e fazer trabalhos por trabalhar em tempo integral e estudar a noite.

Minha Paixão é Avião e Aviação : Valeu a pena correr atrás?
Bruno Janoni : Quando se trata de sonhos , todo esforço e sacrifício é valido. No final você sempre será recompensado.

Minha Paixão é Avião e Aviação : Qual conselho você daria para quem quer ingressar na carreira de mecânico de aeronaves e até para as pessoas que já ingressaram nessa área ?
Bruno Janoni : O conselho que dou é que não importa qual é o sonho e o que vão falar pra você, corra atrás, pois a única pessoa que pode parar teus sonhos é você mesmo. Os sonhos existem para serem realizados.

Para encerrar vou publicar algumas fotos enviada pelo Bruno em um dia de estágio no hangar da Azul Linhas Aéreas 
















Bruno foi muito bom poder contar com você para nossa  entrevista  e estar esclarecendo algumas duvidas e descobrindo curiosidades sobre esse mundo maravilhoso da aviação.Obrigado por ter disponibilizado uma parte do seu tempo para estar respondendo as perguntas para o Minha Paixão é Avião e Aviação e por estar esclarecendo nossas duvidas e nos contando algumas curiosidades sobre Manutenção de Aviões. ..


Bons ventos tripulação e até a próxima escala !!!

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Comentários

  1. Parabéns, Potter e janoni, ótima entrevista e muita segurança nas respostas.... By: Bruno

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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