O curso de Ciências Aeronáuticas
usa conhecimentos e técnicas na operação e manutenção de aeronaves e
aeroportos. O bacharel deste curso pode se tornar desde comandante de
voo até administrador aeroportuário.
Curso superior com duração de 3 anos para formação de
aviadores ou gestores aeronáuticos, atendendo as mais altas exigências
da aviação comercial. O curso inclui formação teórica de nível
universitário para operação de aviões e helicópteros, cabendo ao aluno
realizar o curso prático em escolas de aviação conveniadas (Valores das
aulas práticas de voo não inclusos na mensalidade do curso
acadêmico-teórico).
Durante o primeiro ano, o aluno receberá a base
teórica sobre estes dois tipos de aeronaves, permitindo-o melhor decidir
em qual carreira irá se aprofundar diante da vasta amplitude de opções
que o mercado aeronáutico fornece. Oportunidades dentre as quais podemos
destacar, piloto de avião, piloto de helicóptero, gestor empresarial no
segmento aeronáutico, gerente de segurança de voo, dentre outros. Deste
modo, o curso foi engenhosamente projetado para otimizar a absorção do
egresso no mercado de trabalho.
A formação contempla disciplinas específicas como Teoria de Voo para
Avião e Helicóptero, Aviação Digital, Medicina Aeroespacial, Direito
Aeronáutico, Meteorologia e Física Aplicada. Além de disciplinas que
otimizam a absorção do egresso pelo mercado como Inglês Aeronáutico,
Tráfego Aéreo Internacional, Segurança de Voo, Administração de Empresa
Aérea, Liderança e Gestão, Fatores Humanos, dentre outras.
O tempo aproximado de duração do curso é de 6 semestres , o equivalente a 3 anos , é divido em 6 periodos, sendo eles:
|
|
|
|
1º Período |
2º Período |
Segurança de Voo I - PP |
Física I |
Conhecimento Técnico de Aeronaves - PP |
Fraseologia Aeronáutica II |
Fraseologia Aeronáutica I - PP |
Fundamentos da Matemática |
Medicina Aeroespacial I - PP |
História Contemporânea |
Tópicos Especiais - PP |
História da Aviação |
Meteorologia I - PP |
Informática Aplicada |
Navegação Aérea Piloto Privado - PP |
Inglês I |
Regulamento de Tráfego Aéreo Nacional I - PP |
Intodução ao Direito |
Teoria de Voo I - PP |
Leitura e Produção de Texto I |
|
Prática de Voo |
3º Período |
4º Período |
Física II |
Direito Aeroespacial |
Inglês Técnico - PC |
Fatores Humanos na Aviação e Psicologia Aeronáutica |
Leitura e Produção de Textos II |
Física III |
Matemática - PC |
Fraseologia Aeronáutica III |
Meteorologia - PC |
Infraestrutura Aeroportuária |
Motores Aeronauticos |
Inglês Técnico II |
Navegação Aérea Avançada - PC |
Medicina Aeroespacial II |
Regulamento de Tráfego Aéreo - PC |
Segurança da Aviação Civil |
Teoria de Voo - PC |
Sociologia e Antropologia |
|
Urgência, Emergência e Sobrevivência |
5º Período |
6º Período |
Administração de Empresas Aéreas |
Atividades Complementares |
Aerodinâmica |
Monografia |
Estrutura de Manutenção de Aeronaves |
Planejamento de Empresas Aéreas |
Filosofia e Ética |
Sistemas de Aeronaves |
Geografia Política |
Tópicos Espciais - PLA |
Gerenciamento de Recursos de Cabine "CRM" |
Utilização do Espaço Aéreo |
Metodologia Científica |
Técnicas de Pilotagem Avançada |
Prática de Voo |
Atividades Complementares |
Regulamento de Tráfego Aéreo Internacional |
|
Segurança Operacional |
|
|
|
|
|
|
Qual a diferença entre Ciências Aeronáuticas e Engenharia Aeronáutica?
A diferença básica é que o curso de Ciências Aeronáuticas forma pilotos
comerciais. Esse profissional pode trabalhar também na área de gestão,
na torre de controle dos aeroportos, ou supervisionar o trabalho das
equipes em terra. Já o curso de Engenharia Aeronáutica forma
profissionais que projetam e constroem aeronaves, na indústria.
Mercado de Trabalho
“Cada novo jato ou helicóptero que é colocado em operação exige um ou mais pilotos”,
diz Edson Luiz Gaspar, coordenador do curso na Universidade Anhembi
Morumbi, em São Paulo.
A formação de pilotos não acompanha o ritmo de crescimento da aviação
civil brasileira, realidade que torna o mercado aquecido para esse
profissional. As maiores oportunidades estão na aviação executiva e na
pilotagem de helicópteros.
A regra geral é começar a trabalhar em pequenas
empresas para depois se colocar em companhias aéreas maiores. Mas estas
não atravessam seu melhor momento. “A aviação comercial de grande porte passou por um período de reestruturação, com algumas empresas reduzindo a contratação”,
explica Gaspar. É na Região Sudeste que está o maior número de vagas.
Destaque para a capital paulista, que concentra 60% do mercado de
aviação. |
|
|
|
|
|
|
|
Bons ventos tripulação e até a próxima escala !!!
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Comentários
Postar um comentário