Ciências Aeronautica

   O curso de Ciências Aeronáuticas usa conhecimentos e técnicas na operação e manutenção de aeronaves e aeroportos. O bacharel deste curso pode se tornar desde comandante de voo até administrador aeroportuário.




     Curso superior com duração de 3 anos para formação de aviadores ou gestores aeronáuticos, atendendo as mais altas exigências da aviação comercial. O curso inclui formação teórica de nível universitário para operação de aviões e helicópteros, cabendo ao aluno realizar o curso prático em escolas de aviação conveniadas (Valores das aulas práticas de voo não inclusos na mensalidade do curso acadêmico-teórico).    
     Durante o primeiro ano, o aluno receberá a base teórica sobre estes dois tipos de aeronaves, permitindo-o melhor decidir em qual carreira irá se aprofundar diante da vasta amplitude de opções que o mercado aeronáutico fornece. Oportunidades dentre as quais podemos destacar, piloto de avião, piloto de helicóptero, gestor empresarial no segmento aeronáutico, gerente de segurança de voo, dentre outros. Deste modo, o curso foi engenhosamente projetado para otimizar a absorção do egresso no mercado de trabalho.
   
A formação contempla disciplinas específicas como Teoria de Voo para Avião e Helicóptero, Aviação Digital, Medicina Aeroespacial, Direito Aeronáutico, Meteorologia e Física Aplicada. Além de disciplinas que otimizam a absorção do egresso pelo mercado como Inglês Aeronáutico, Tráfego Aéreo Internacional, Segurança de Voo, Administração de Empresa Aérea, Liderança e Gestão, Fatores Humanos, dentre outras.
     O tempo aproximado de duração do curso é de 6 semestres , o equivalente a 3 anos , é divido em 6 periodos, sendo eles:





1º Período 2º Período
Segurança de Voo I - PP Física I
Conhecimento Técnico de Aeronaves - PP Fraseologia Aeronáutica II
Fraseologia Aeronáutica I - PP Fundamentos da Matemática
Medicina Aeroespacial I - PP História Contemporânea
Tópicos Especiais - PP História da Aviação
Meteorologia I - PP Informática Aplicada
Navegação Aérea Piloto Privado - PP Inglês I
Regulamento de Tráfego Aéreo Nacional I - PP     Intodução ao Direito
Teoria de Voo I - PP Leitura e Produção de Texto I

Prática de Voo
3º Período 4º Período
Física II Direito Aeroespacial
Inglês Técnico - PC Fatores Humanos na Aviação e Psicologia Aeronáutica
Leitura e Produção de Textos II Física III
Matemática - PC Fraseologia Aeronáutica III
Meteorologia - PC Infraestrutura Aeroportuária
Motores Aeronauticos Inglês Técnico II
Navegação Aérea Avançada - PC Medicina Aeroespacial II
Regulamento de Tráfego Aéreo - PC      Segurança da Aviação Civil
Teoria de Voo - PC Sociologia e Antropologia

Urgência, Emergência e Sobrevivência
5º Período 6º Período
Administração de Empresas Aéreas      Atividades Complementares
Aerodinâmica      Monografia
Estrutura de Manutenção de Aeronaves      Planejamento de Empresas Aéreas
Filosofia e Ética      Sistemas de Aeronaves
Geografia Política      Tópicos Espciais - PLA
Gerenciamento de Recursos de Cabine "CRM"      Utilização do Espaço Aéreo
Metodologia Científica      Técnicas de Pilotagem Avançada
Prática de Voo      Atividades Complementares
Regulamento de Tráfego Aéreo Internacional
Segurança Operacional




Qual a diferença entre Ciências Aeronáuticas e Engenharia Aeronáutica? 

      A diferença básica é que o curso de Ciências Aeronáuticas forma pilotos comerciais. Esse profissional pode trabalhar também na área de gestão, na torre de controle dos aeroportos, ou supervisionar o trabalho das equipes em terra. Já o curso de Engenharia Aeronáutica forma profissionais que projetam e constroem aeronaves, na indústria.

 Mercado de Trabalho

    “Cada novo jato ou helicóptero que é colocado em operação exige um ou mais pilotos”, diz Edson Luiz Gaspar, coordenador do curso na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo.
  A formação de pilotos não acompanha o ritmo de crescimento da aviação civil brasileira, realidade que torna o mercado aquecido para esse profissional. As maiores oportunidades estão na aviação executiva e na pilotagem de helicópteros.
     A regra geral é começar a trabalhar em pequenas empresas para depois se colocar em companhias aéreas maiores. Mas estas não atravessam seu melhor momento. “A aviação comercial de grande porte passou por um período de reestruturação, com algumas empresas reduzindo a contratação”, explica Gaspar. É na Região Sudeste que está o maior número de vagas. Destaque para a capital paulista, que concentra 60% do mercado de aviação.





Bons ventos tripulação e até a próxima escala !!!

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