Jato particular totalmente sem janelas |
Quem costuma fazer muitas viagens de avião sabe que, fora sobrevoar cidades em dias de poucas nuvens e os momentos de de pouso e aterrissagem, a vista da pequena janela do veículo é repetitiva e até um pouco cansativa. Pensando em inovar nessa área, a companhia frances Technicon Design pensou em uma solução cheia de estilo.
A novidade é chamada de IXION Windowsless Jet Concept e consiste em uma aeronave totalmente sem janelas para a seção de passageiros. Mas não pense que você ficaria encarando a parede por todo o trajeto: as laterais e o topo da cabine seriam formadas por painéis que reproduziriam a visão panorâmica do exterior, como se você estivesse em um avião de vidro totalmente transparente.
Por enquanto, o IXION não passa de um conceito e pode levar mais de uma década para ser realmente implementado, mas outras tecnologias de transparência de cabines já foram propostas por fabricantes comerciais de aeronaves.
Muitas pessoas que viajam de avião gostam de se sentar próximas à janela, para conseguirem desfrutar de uma visão magnífica do céu sobre a Terra.
Mas já pensou em viajar em um avião que não tivesse janelas, e sim uma cabine totalmente aberta? É isso que o Centro de Inovação de Processos (CPI) propõe: um avião sem janelas.
Cerca de 3,1 bilhões de pessoas viajam de avião todos os anos, e utilizam mais de 220.000 galões de combustível que liberam 700 milhões de toneladas de CO2.
O CPI afirma que retirar as janelas pode reduzir as emissões de CO2 e criar lugares mais amplos, com uma fuselagem mais fina.
A cabine inteira seria equipada com tecnologia interativa que permite aos passageiros escolher o seu próprio papel de parede.
A empresa britânica de inovação Centre for Process Innovation (CPI) está desenvolvendo uma tecnologia para produzir avião sem janela. Não será uma caixa fechada, sem nenhum contato com o mundo externo. A ideia é ampliar o que há do lado de fora por meio de uma super janela panorâmica, com visão, inclusive, da parte de cima da aeronave.Avião sem janelas será uma realidade nos próximos dez anos; conheça o incrível projeto.
Tecnicamente, não se trata de uma grande janela, mas de uma projeção. Isso porque são telas super finas de LED, de alta definição e flexíveis, integradas à fuselagem, que mostram o que há do lado de fora. As imagens do exterior são captadas por várias câmeras instaladas do lado de fora do avião.
Mas e se eu quiser fechar a janela, o que faço? A CPI garante que pensou nisso. Além de uma “janela”, as telas são painéis em que os passageiros podem tocar e receber informações do voo, como um sistema de entretenimento a bordo. Além disso, ali podem controlar a intensidade da iluminação. Ou seja, se quiser fechar a janela, é só diminuir a intensidade da tela e está tudo resolvido.
Além da visão panorâmica, a janela 360º ajudaria também na redução no consumo de combustível. Isso porque o peso da aeronave seria menor com menos camadas na fuselagem. Como consequência, também emitiria menos CO2 na atmosfera.
Oque achou da novidade? deixe seu comentário
Comentários
Postar um comentário