Despressurização...e agora?O que fazer?




      Se você já viajou de avião, deve ter ouvido as famosas instruções dos comissários de bordo antes da decolagem da aeronave: “em caso de uma inesperada despressurização da cabine do avião, máscaras de oxigênio cairão automaticamente dos compartimentos localizados acima dos assentos.” Mas, afinal de contas, o que é despressurização e o que fazer caso aconteça?

                                  O que é despressurização?


    
     A despressurização é um evento raro. Pode ocorrer escape de ar devido a um vazamento em uma porta ou janela, fazendo que a aeronave tenha problemas para manter sua atmosfera artificial. Como consequência, o ar no interior da cabine se torna mais rarefeito.Numa inesperada despressurização da cabine do avião, “mascaras de oxigênio” cairão automaticamente dos compartimentos localizados acima dos assentos.
     
As aeronaves comerciais geralmente utilizam níveis de vôo que oscilam entre 30 mil e 40 mil pés (cerca de 9.000 a 12 mil metros). Nessa altitude, os efeitos externos começam a provocar alterações no organismo. Para compensar essas situações e permitir a sobrevivência dos passageiros, a aeronave é pressurizada, ou seja, à medida que sobe, mais ar é "injetado" em seu interior, provocando aumento de pressão interna para que esta fique compatível com as condições apresentadas em terra.Por isso, preste sempre atenção nas instruções dadas por comissários antes da decolagem sobre os procedimentos em caso de despressurização.No caso de despressurização lenta, não acontecem grandes alterações até que as máscaras caiam e os avisos de apertar cintos e não fumar se acendam.O mais importante neste, ou em qualquer outro caso de emergência a bordo, é evitar o pânico e facilitar o trabalho dos comissários. Eles são treinados para passar as instruções necessárias, auxiliar na colocação de máscaras e ministrar oxigênio ou mesmo os primeiros socorros aos passageiros que necessitarem.

      

             Os sintomas físicos com a despressurização lenta são:  


  •  Fadiga
  •  Dor de cabeça
  •  Cansaço
  •  Confusão ou euforia
  •  Problemas de coordenação
  •  Dificuldade de raciocínio e visão 
      Por isso, preste sempre atenção nas instruções dadas por comissários antes da decolagem sobre os procedimentos em caso de despressurização.No caso de despressurização lenta, não acontecem grandes alterações até que as máscaras caiam e os avisos de apertar cintos e não fumar se acendam.O mais importante neste, ou em qualquer outro caso de emergência a bordo, é evitar o pânico e facilitar o trabalho dos comissários. Eles são treinados para passar as instruções necessárias, auxiliar na colocação de máscaras e ministrar oxigênio ou mesmo os primeiros socorros aos passageiros que necessitarem.

                        

                            Como agir em casos de despressurização?

   
     Antes de sua próxima decolagem, observe atentamente as demonstrações conduzidas pelos tripulantes. Caso ocorra, manter a calma é fundamental : puxe a máscara mais próxima de você e coloque-a sobre o nariz e boca. Respire lentamente. Só ajude outras pessoas somente após colocar a sua máscara. O suprimento de oxigênio é de 22 minutos, tempo suficiente para que os pilotos desçam à altitudes mais seguras, abaixo dos 3 mil metros.
    
Uma aeronave ela não é pressurizada e sim DESPRESSURIZADA quando está em solo,quando a aeronave está em solo, as portas são fechadas, na verdade a pressão ambiente dentro da aeronave, simula a mesma pressão atmosférica a aproximadamente 8000 pés.Se fosse aplicado uma pressão maior na aeronave, do a que estivesse em solo, possivelmente a aeronave explodiria, porque a diferença da pressão de solo com a pressão na altitude a ser voada, seria muito grande.
     Se a aeronave estiver muito alta, por exemplo, 40000 pés e uma aeronave apresentar uma descompressão explosiva que ocorre um fenômeno chamado de ebulismo a pressão externa é tão baixa, que os líquidos do corpo humano são fervidos, o corpo incha até explodir.Já em voo acima de 16000 pés, caso a aeronave seja despressurizada ou seja, a pressão externa se iguale a pressão interna da aeronave, o ser humano passa a ter convulsões pela falta de oxigenação no cérebro e dependendo do tempo de exposição, levar a falência.
     Em um voo entre 16000 e 12000 pés, os passageiros ficam anestesiados, perdem os sentidos de coordenação motora e a consciência, o reflexo é afetado, em alguns casos, pode causar euforia, variedade e alteração na visão.Entre 12000 a 10000 pés os passageiros podem sentir uma breve sonolência, dor de cabeça e as vezes ficarem inquietos.
     
As aeronaves voam a alturas superiores a 12 mil metros, acima das nuvens, para atingir maior velocidade e alcance. Isto proporciona maior conforto e menos turbulências. Elas possuem um sistema que bombeia parte do ar atmosférico, já comprimido e aspirado pelos motores da aeronave, para dentro da cabine com o intuito de manter as condições adequadas, tais como a pressão ambiente e a oferta ideal de oxigênio por metro cúbico ao corpo humano. Por isso, os passageiros respiram normalmente mesmo com a aeronave voado em altas altitudes, mantendo a pressão equivalente às de uma cidade montanhosa.


Bons ventos tripulação e até a próxima escala !!!

Aplicativo : Aplicativo Minha paixão é avião e aviação

Facebook : facebook.com/minhapaixaoeaviaoeaviacao

Instagram : @minha_paixao_e_aviao_e_aviacao

Twitter : twitter.com/MPAA_Official

 

Comentários