Curiosidades sobre janelas de aviões parte 2

 O que aconteceria se uma janela abrisse durante um voo ???


     A abertura de uma simples janela faria as pessoas congelarem e terem dificuldade para respirar. Enquanto o ar externo entra na cabine, o interno, com a pressão bem mais alta, sai de uma só vez levando pessoas e objetos para fora do avião.
Geralmente os aviões andam em velocidade que podem chegar a 1000 km/h e a temperatura do lado de fora da aeronave ou seja a temperatura no céu pode atingir 34°C negativos e a pressão do ar é equivalente a um quarto do nível do solo.
      As janelas dos aviões têm, não só de estar fechadas, como também completamente seladas, tal como acontece com toda a fuselagem,se uma janela se abrisse, a pressão de ar no interior e no exterior equilibrar-se-iam rapidamente, bem como a temperatura e quantidade de oxigénio. Os passageiros não tardariam a morrer de frio (hipotermia) e por falta de oxigénio (hipoxia). Nos aviões, quando é detetada despressurização, as máscaras de oxigénio soltam-se automaticamente para evitar a hipoxia, mas a hipotermia a elevadas altitudes continua a ser um perigo mortal. Já agora, os efeitos de sucção violenta característicos dos filmes de Hollywood, em caso de despressurização da cabina, são francamente exagerados e nada têm a ver com a realidade.
     
      E já que estamos nesse assunto,você sabe o que acontece se um passageiro tentar abrir a janela de emergência com o avião voando?
   
A maioria das janelas de emergência abrem para o lado de dentro, e esta é a única segurança para impedir que o passageiro consiga abrir em voo.Com a aeronave pressurizada, o diferencial de pressão mínimo entre o lado de dentro e o lado de fora da fuselagem vai ser por volta de 2PSI, e o diferencial normal de até 8PSI em voo de cruzeiro. Essa força gerada pela pressurização equivale a quase
20,56 quilos em cada cm² da janela.É impossível qualquer humano ter força suficiente para tirar a janela do lugar mesmo que a conseguisse destravar.
     Estes tipos de portas (ou janelas que abrem para dentro) são chamados de “plug type”, e possuem o mesmo princípio de funcionamento de uma tampa de panela de pressão, não abrem enquanto a pressão interna e externa forem diferentes.O mesmo se aplica a janela do cockpit, uma vez que o avião esteja pressurizado, mesmo que você consiga destravar a alavanca e tente “rodar” a janela para trás, ela não sairá do lugar.Não é possível abrir qualquer porta,janela ou qualquer outro tipo de saida de uma aeronave se ela estiver pressurizada,caso seja necessário a aeronave tem que estar despressurizada.


Bons ventos tripulação e até a próxima escala !!!

Aplicativo : Aplicativo Minha paixão é avião e aviação

Facebook : facebook.com/minhapaixaoeaviaoeaviacao

Instagram : @minha_paixao_e_aviao_e_aviacao

Twitter : twitter.com/MPAA_Official

 

 


Geralmente aviões andam em velocidades que podem chegar a 1 000 km/h. Lá fora, a temperatura pode atingir 34 ºC negativos e a pressão do ar equivalente a um quarto da do nível do solo. - See more at: http://www.fatosdesconhecidos.com.br/o-que-aconteceria-se-uma-pessoa-abrisse-janela-aviao-em-pleno-voo/?ajax=1#sthash.v7lfwq0A.dpuf
Geralmente aviões andam em velocidades que podem chegar a 1 000 km/h. Lá fora, a temperatura pode atingir 34 ºC negativos e a pressão do ar equivalente a um quarto da do nível do solo. - See more at: http://www.fatosdesconhecidos.com.br/o-que-aconteceria-se-uma-pessoa-abrisse-janela-aviao-em-pleno-voo/?ajax=1#sthash.v7lfwq0A.dpuf
Geralmente aviões andam em velocidades que podem chegar a 1 000 km/h. Lá fora, a temperatura pode atingir 34 ºC negativos e a pressão do ar equivalente a um quarto da do nível do solo. - See more at: http://www.fatosdesconhecidos.com.br/o-que-aconteceria-se-uma-pessoa-abrisse-janela-aviao-em-pleno-voo/?ajax=1#sthash.v7lfwq0A.dpuf
Geralmente aviões andam em velocidades que podem chegar a 1 000 km/h. Lá fora, a temperatura pode atingir 34 ºC negativos e a pressão do ar equivalente a um quarto da do nível do solo. - See more at: http://www.fatosdesconhecidos.com.br/o-que-aconteceria-se-uma-pessoa-abrisse-janela-aviao-em-pleno-voo/?ajax=1#sthash.v7lfwq0A.dpuf
Geralmente aviões andam em velocidades que podem chegar a 1 000 km/h. Lá fora, a temperatura pode atingir 34 ºC negativos e a pressão do ar equivalente a um quarto da do nível do solo. - See more at: http://www.fatosdesconhecidos.com.br/o-que-aconteceria-se-uma-pessoa-abrisse-janela-aviao-em-pleno-voo/?ajax=1#sthash.v7lfwq0A.dpuf
Geralmente aviões andam em velocidades que podem chegar a 1 000 km/h. Lá fora, a temperatura pode atingir 34 ºC negativos e a pressão do ar equivalente a um quarto da do nível do solo. - See more at: http://www.fatosdesconhecidos.com.br/o-que-aconteceria-se-uma-pessoa-abrisse-janela-aviao-em-pleno-voo/?ajax=1#sthash.v7lfwq0A.dpuf
Geralmente aviões andam em velocidades que podem chegar a 1 000 km/h. Lá fora, a temperatura pode atingir 34 ºC negativos e a pressão do ar equivalente a um quarto da do nível do solo. - See more at: http://www.fatosdesconhecidos.com.br/o-que-aconteceria-se-uma-pessoa-abrisse-janela-aviao-em-pleno-voo/?ajax=1#sthash.v7lfwq0A.dpuf
Geralmente aviões andam em velocidades que podem chegar a 1 000 km/h. Lá fora, a temperatura pode atingir 34 ºC negativos e a pressão do ar equivalente a um quarto da do nível do solo. - See more at: http://www.fatosdesconhecidos.com.br/o-que-aconteceria-se-uma-pessoa-abrisse-janela-aviao-em-pleno-voo/?ajax=1#sthash.v7lfwq0A.dpuf
Geralmente aviões andam em velocidades que podem chegar a 1 000 km/h. Lá fora, a temperatura pode atingir 34 ºC negativos e a pressão do ar equivalente a um quarto da do nível do solo. - See more at: http://www.fatosdesconhecidos.com.br/o-que-aconteceria-se-uma-pessoa-abrisse-janela-aviao-em-pleno-voo/?ajax=1#sthash.v7lfwq0A.dpuf
Geralmente aviões andam em velocidades que podem chegar a 1 000 km/h. Lá fora, a temperatura pode atingir 34 ºC negativos e a pressão do ar equivalente a um quarto da do nível do solo. - See more at: http://www.fatosdesconhecidos.com.br/o-que-aconteceria-se-uma-pessoa-abrisse-janela-aviao-em-pleno-voo/?ajax=1#sthash.v7lfwq0A.dpuf

Comentários