Em algum momento você já deve ter ficado curioso imaginando como será feito um avião não é? Hoje você ficara sabendo mais detalhes lendo nossa matéria de hoje sobre Construção de Aeronaves.
Apesar de serem enormes, os aviões contam também com peças muito
pequenas. Elas chegam até as linhas de montagem por meio de caminhões e
trens Mas também há outras
peças que são levadas por aviões modificados. É o caso das asas
de alguns modelos de aeronave, transportadas em um 747 alterado para
suportar mais carga.
Quem imaginaria que o
avião é montado como se fosse um quebra cabeça, onde as peças já vem
pré-montadas e vão se encaixando. Estas peças são fabricadas em centrais
de trabalho, espalhadas entre quinze cidades divididas entre Reino
Unido, Espanha, França e Alemanha.No caso do a380 por exemplo, foi necessário ser construído um edifício de 27 mil metros
quadrados e 35 metros de altura.Para a construção do
A380, a AIRBUS fez uso dos mais modernos e confiáveis materiais
existentes, como fibras de carbono e até mesmo fibra especial, tudo para
reduzir o peso final da aeronave. Ele vem equipado com 4 motores
Turbofan Rolls-Royce e o investimento foi de US$ 300 milhões.O processo de fabricação passa por oito fases, sendo elas
- Início do Processo
- Montagem final
- Pré-equipagem
- Junção das Fuselagens
- Equipagem de Sistemas
- Montagem Final e Testes
- Pintura
- Preparação para vôo e entrega
A montagem de um avião inicia com a fabricação das peças primárias que são: chapas, metálicos, usinados, compostos, tubos, cabos elétricos e demais componentes. Em seguida, essas peças vão sendo unidas umas com as outras para possibilitar a formação de subconjuntos e conjuntos estruturais (painéis, revestimentos, ferragens, nervuras, etc.Após a realização da junção asa/fuselagem, inicia-se a interligação dos sistemas, testes e montagem final. Em seguida é realizada a pintura. A montagem final é composta pelas seguintes fases: -Pré-equipagem; -Junção das fuselagens; -Equipagem de sistemas; -Montagem final e testes; - Pintura; - Preparação para vôo e entrega.
Montagem final e testes vem logo após a junção da asa e da fuselagem, seguida da instalação do trens de pouso principal e auxiliar,a interligação entre a fuselagem e a asa, instalação dos aviônicos, instalação dos motores, montagem do interior e os testes funcionais. Nesta fase ocorre o power on, ou seja a energização do avião.Antes da entrega das aeronaves, elas precisam passar por uma etapa de pintura.
inspeção final e a vistoria de todos os sistemas de hidráulicos,sistemas elétricos Depois dessas etapas, as aeronaves já estão prontas para serem enviadas até os novos donos.Você deve imaginar que elas não são nada baratas, não é? E tem razão. Os mais recentes aviões da Boeing (787 Deamliner) não saem por menos de 180 milhões de dólares
Você sabe por que a maioria das empresas aéreas opta por pintar os aviões de branco ou prata? O motivo não está no preço da tinta, mas tem a ver com economia. Essas cores atribuem menos peso às estruturas, permitindo uma maior economia de combustível.Em seguida vem o processo caracterização de pintura , logotipo de acordo com o cliente ou cia aérea,depois vem a fase de testes do giro do motor, compreendendo a
Veja no link abaixo uma pequena amostra de fabricação do superjumbo A380
CLIQUE AQUI : Montagem do A380
Comentários
Postar um comentário