Sistema Hidraulico de Aviões


 
     A palavra hidráulica é baseada na palavra água, e, originalmente, significa o estudo do comportamento físico da água em repouso e em movimento,tudo o que é construído num avião, deve funciona com o motor parado e isso vale para sistemas hidráulicos, pneumático, elétrico, de pressurização, etc. Sistema hidráulico é vital num avião, mas requer muita energia para suas bombas de óleo. O sistema hidráulico é todo conjunto de peças que acionam ou executam uma função por meio da pressão transmitida por um fluído, a pressão aplicada a um ponto de um fluído transmite-se igualmente para todas as partes desse fluído. 
      Todos os sistemas hidráulicos são essencialmente semelhantes. Independentemente da aplicação, cada sistema hidráulico tem um número mínimo de componentes e algum tipo de fluido hidráulico,os líquidos dos sistemas hidráulicos são usados, primeiramente, para transmitir e distribuir potência a várias unidades a serem acionadas. Os líquidos são capazes de fazer isso por serem praticamente incompressíveis.
     
Um sistema hidráulico é composto por centenas de metros de TUBOS DE ÓLEO PRESSURISADOS e bombas hidráulicas,porém se uma tubulação se romper, perdendo óleo, de que vão adiantar as bombas hidráulicas ? Para todos os sistemas vitais (leme, ailerom e profundor) existem reservatórios extras, capazes de suprir o óleo perdido por certo tempo, além de vários dutos alternativos - o piloto "isola" a área com vazamento e aciona um "desvio" no hidráulico.
      Geralmente, o fabricante de dispositivos hidráulicos especifica o tipo de líquido mais apropriado para os seus equipamentos de acordo com as condições de funcionamento, o serviço requerido, as temperaturas esperadas no interior e no exterior dos sistemas, as pressões que o líquido deve suportar, as possibilidades de corrosão e outras condições que devem ser consideradas.
    
É constituído por um cilindro mestre que quando acionado, transmite a força para um cilindro atuador por meio de tubos, força esta, que se multiplica proporcionalmente ao tamanho do cilindro de atuação; Chamamos isso de "Rendimento Mecânico" (Se aplicarmos uma força de 1kg/f em um cilindro mestre de 1cm², e o cilindro atuador possuir uma área de 30cm², a força gerada será 30 vezes maior que a aplicada, ou seja, terá um Rendimento Mecânico de 30kg/f). Podemos dizer então, que este sistema é usado quando há necessidade de aplicação de grandes forças sobre um componente do avião. Exemplos de sistemas e superfícies que usam um sistema hidráulico: Trens de pouso, flapes, slats, profundores, leme, ailerons, freios, etc. Aeronaves de pequeno porte, aplicam o sistema hidráulico apenas em seu sistema de freios, ou então, para recolher o trem de pouso, pois os outros comandos podem ser efetuados apenas com a força muscular do piloto. 


      Esse é um resumo bem breve sobre o sistema de hidraulico de aviões, logo abaixo está o link de uma prova de hidraulico 

Prova de hidráulico : https://docs.google.com/document/d/1OLjLcWR7OhRXIuxPrNtycIp0EbbkqmhQpZ0RNP_a7_c/preview?pref=2&pli=1

Bons ventos tripulação e até a próxima escala !!!

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