Entrevista com Juliano Silva

 

                                       Olá Tripulantes!!!

  
     Hoje vamos conhecer um pouco mais de Juliano Silva,futuro comissario da Gol Linhas Aéreas Inteligentes.Ele que recentemente postou em seu perfil pessoal um depoimento sobre a sua historia, um grande incentivo de vida.




  


Juliano fale um pouco sobre você

Me chamo Juliano, nascido no interior do estado Amazonas, 22 anos, solteiro, atualmente moro em SP faz 9 meses.

Conte-nos um pouco da sua trajetória até chegar aqui


Bom, acho que não seria diferente da história de muitos vencedores, pessoas que me inspiraram e me motivaram através de suas histórias de vida, depoimentos e etc. Nasci no ano de 1994 e  desde minha primeira viagem eu fiquei fascinado com a elegância, postura, educação e simpatia dos comissários que me atenderam no voo da então empresa RICO Linhas Aéreas que naqueles tempos era uma regional de sucesso não somente no AM mas em todos os estados que operava. Aos 15 anos mudei para capital por onde residi por um ano e meio e depois por motivos familiares tive que trancar meu curso e voltar para o interior, o sonho de ser comissário estava apenas aflorando, permaneci por mais um ano e meio no interior e decidi juntar uma grana, terminar o ensino médio e partir para capital em busca do sonho de voar. 
O período passou e quando a data estava se esgotando consegui trabalhar no mercado de uma tia onde consegui juntar 200 reais, saí de casa e como meu pai era muito carrasco pude levar somente as roupas, um cordão de ouro que era minha única jóia e uma bicicleta. Vendi a bike e a jóia e meti a cara mesmo sem tanta grana para capital, tinha medo e ao mesmo tempo o próprio medo me encorajava. 
Cheguei na capital e depois de um tempo meu dinheiro foi aos poucos acabando, sempre repito que: "quando você é esforçado e tem bom coração, Deus envia anjos e sempre te mostra uma luz no fim do túnel", então, Ele me mostrou!
 Depois de dois longos anos na capital meti a cara novamente, larguei a facul no inicio e fui batalhar pela minha carreira, pelas minhas asas. Formei com muito esforço, dedicação sempre dando o melhor de mim e tirando boas notas e concluí o curso. Fiz a anac, aprovei e  comecei a distribuição de curriculum. Inacreditavelmente depois de 4 semanas fui chamado para minha primeira seleção na saudosa SETE Linhas Aéreas, infelizmente, não obtive retorno do processo seletivo devido a suspensão das operações da empresa no ano de 2015.
2 anos se passaram, após mudar para SP depois de 7 meses fui contatado pela GOL e dei início ao meu processo seletivo que além de muito prazeroso e satisfatório me mostrou que a persistência te leva onde você nem imagina, hoje estou aqui integrando o Time de Águias, muuuuuito feliz, espero aprender muito e crescer com as oportunidades que a companhia possa me oferecer.


Quais dificuldades você enfrentou?

Várias, não é fácil para ninguém e disso sabemos!
Acho que uma das dificuldades assim que já passei e que até eu mesmo nunca acharia que passaria foi fome, as vezes para me manter racionava as refeições para que pudessem dura. A perda do meu pai me doeu muito pois no início ele não acreditava que chegaria aqui e logo depois de me ver formado e estar tão orgulhoso eu o perdi. Porém, o amor dele e o seu orgulho pela vitória que nós havíamos alcançado me motivou.

Em algum momento passou pela sua cabeça em desistir?

Volta e meia dava vontade de desistir sim, uma ansiedade de quando me dariam retorno dos processos, passei 06 meses acordando as 6:00 da manhã para ficar ao lado do telefone aguardando tocar, infelizmente ele não tocou no momento que eu queria, mas, agradeço à Deus pois aquele não seria o momento certo. E outra, foi quando meu pai faleceu, a gente fica despedaçado. Tirei um tempo para pensar, refletir e caí na real que ele onde estiver vai ficar muito feliz em me ver futuramente brilhando nos céus.

Fez o curso de comissário com quantos anos? E em qual escola?

Eu fiz o curso aos 20 anos, um pouquinho tarde pois queria ter feito aos 18 anos, mas, tudo vem no momento certo. Fui aluno no Aeroclube do Amazonas - ACA uma das mais antigas e melhores escolas de Manaus no setor da aviação.

Quando surgiu a sua paixão pelos aviões?

Na verdade em minha primeira viagem em um Embraer-120 mais conhecido como Brasília e posteriormente após ter vivenciado com meu tio Cmte Saturnino que voava na RICO, hoje voa na MAP e para mim sem sombras de dúvidas foi meu espelho de profissional desde o início.

Porque escolheu essa profissão?

Como ressaltei no início da entrevista, eu achei simplesmente lindo a elegância, o refinamento, a educação, postura, simpatia dos profissionais à bordo, sem contar no meu tio o qual eu vivenciava a rotina e passei admirar.

Depois de quanto tempo você prestou a ANAC?

Prestei após 1 mês após liberação do curso, infelizmente por estudar errado eu acabei não aprovando de primeira, realizei a prova novamente e na terceira vez eu aprovei com notas muito boas. Eu não era burro, apenas estudava errado.

Quais dicas daria sobre a banca da ANAC?

Primeiro, foco isso é essencial. Não adianta estudar a apostila massante somente, você precisa entender e dominar o conteúdo, dominar mesmo. Um bom aliado são os simulados que ajudam além de fixar todo o aprendizado, faz você se familiarizar com as perguntas e sistemas da banca. É sempre bom esmiuçar as matérias, na hora da prova ler bastante, pois um erro meu uma vez foi ter feito a prova correndo e não ler direito. Se seguir esses conselhos tenho certeza que vai conseguir aprovar.

Participou de quantas seleções?


Realizei 4 seleções, sendo: 02 na Azul para Aux. de aeroporto, 01 na SETE Linhas Aéreas para comissário e a última na GOL Linhas Aéreas, na qual obtive a oportunidade de ingressar na área.


Quais dicas você daria sobre a seleção?

As que sempre frisei são:
- Estude sobre a companhia pois isso é imprescindível, um profissional bem informado é muito bem visto;
- Esteja sempre impecável, nos trajes na postura, no sentar, falar, enfim, seja impecável em tudo, não importa quem você é da porta para fora mas naquele momento você é o(a) comissário(a) e precisa fazer jus à vaga que estar concorrendo;
- Não exponha seus problemas, todo mundo tem mas no momento da entrevista nem tudo é preciso ser exposto, fale o essencial;
- Seja direto, não adianta mentir ou ficar enrolando, seja direto e vá ao ponto mostre coerência, firmeza e postura;
- Mostre humildade, isso é tudo!
- Seja pró-ativo, mostre vontade e interesse na oportunidade e claro jamais esqueça: "Um sorriso sempre!"

Ser comissario sempre foi seu sonho?

Não, na verdade antes de querer ser comissário eu queria trabalhar na área jurídica e ser juiz, mas me desiludi depois de ser estagiário em um fórum e ver que a rotina não era a que eu realmente queria (Risos).

Como foi seu primeiro dia de treinamento?

Meu primeiro dia de treinamento foi perfeito, na verdade eu não chorei como falei para minha amigas de sala, acho que as lágrimas estão guardadas para meu primeiro voo (risos), foi no primeiro dia que realmente a ficha foi cair mais ou menos e eu mergulhei em um mundo sensacional e fantástico, como qualquer outra área tem os seus pontos positivos e negativos, eu sou bem otimista e sempre olho os positivos, sou muito grato à Deus por ter conseguido!

E como esta sendo sua rotina de treinamentos?


Minha rotina anda bem diferente, ainda não estou voando como comissário. Eu estou integrando outro cargo dentro de um setor na cia, meu treinamento foi de duas semanas e agora já estou exercendo as atividades juntamente com os colegas de departamento.

Para finalizar qual dica ou mensagem você gostaria de deixar para as pessoas?

Portões Abertos Campo de Marte-SP
No meu ponto de vista gostaria de dizer para muitos que ficar sentadinho esperando a vaga cair do céu, não realiza sonho de ninguém, vejo muita gente reclamando disso e daquilo, acho que muitos estavam cientes do risco que assumiram no primeiro dia de suas caminhadas e que se não conseguiram é necessário sentar, se auto-avaliar e ver o que pode ser feito para conseguir (se caso a pessoa realmente quiser), eu larguei família, pai, mãe, conforto de casa, comodismo e me aventurei mudando de cidades por duas vezes, mas sei que nem todos tem a mesma audácia que eu e por isso muitos só se lastimam e reclamam, mas realmente devem olhar que: Para ser feliz você vai precisar abrir mão de algo, caso contrário a sua felicidade não chegará até você. Espero ver muitos aqui voando, nos aeroportos ou seja qual departamento for, se tiverem a oportunidade aproveitem, cresçam, absorvam o máximo de ensinamentos, aprender é fantástico e agrega um valor inigualável a sua mala de experiências. Aos demais que só reclamam, melhoras pessoal pois as vitórias realmente só chegam para aqueles     que reclamam menos e fazem mais, mesmo assim se não conseguirem espero que sejam felizes nas carreiras que escolherem seguir.
Quero agradecer aqui Deus, meus avós, meus professores e todas as pessoas que me ajudaram de alguma maneira para chegar até aqui, sou grato à todos. Obrigado ao Maurício que me deu a oportunidade de expor um pouco minha história e assim poder contribuir um pouco para que outras pessoas possam ser incentivadas a não desistir tão fácil assim, espero que todos tenham gostado, um grande beijo e nos vemos nos céus do Brasil futuramente! =)

Juliano obrigado por disponibilizar parte do seu corrido tempo para falar um pouco mais sobre você e mostrar que apesar de tudo não devemos nunca desistir jamais e fazer de cada dificuldade degraus para o sucesso.Boa sorte nessa nova fase da sua vida,sucesso sempre,que você voe cada mais vez mais alto.
E para saber mais sobre Juliano e acompanha-lo siga ele em seu Instagram  @jjulianosilva

Bons ventos tripulação e até a próxima escala !!!

Aplicativo : Aplicativo Minha paixão é avião e aviação

Facebook : facebook.com/minhapaixaoeaviaoeaviacao

Instagram : @minha_paixao_e_aviao_e_aviacao

Twitter : twitter.com/MPAA_Official

 

Comentários

  1. Q legal! parabéns para o rapaz ;D
    minhapaixaoeaviaoeaviacao

    ResponderExcluir
  2. uma historia de superação que prova que todos somos capazes :) Hoje ele esta na Avianca com comissario...Nunca desista Debora

    ResponderExcluir

Postar um comentário