Controlador de tráfego aéreo é a pessoa encarregada de separar o tráfego de aeronaves no espaço aéreo e nos aeroportos de modo seguro,eles trabalham emitindo autorizações, instruções e informações necessárias aos pilotos dentro do espaço aéreo com o objetivo de prevenir colisões entre aeronaves nas imediações do espaço aéreo e dos aeroportos. Os controladores fornecem as coordenadas para garantir um voo seguro como direção e intensidade do vento, condições de tempo, pressão atmosférica, pista em uso.O controlador de tráfego aéreo é o elo do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) que faz a interface mais próxima a um acidente aeronáutico. Por isso seu trabalho é muito específico. De acordo com uma pesquisa realizada em 2013, os controladores de tráfego aéreo estão na oitava posição do ranking das profissões mais estressantes da América. Esse nível de stress foi calculado com base em quatro principais características: consequência de erro, pressão, stress e o salário anual.O stress vem por conta da sua grande responsabilidade e quantidade de tarefas. Em média, um controlador de voo tem que informar corretamente sete aviões de uma só vez, alternando a comunicação entre português, inglês e outras línguas.
Apesar da crise que a aviação civil brasileira tem passado, tem sido notado cada vez mas o interesse por essa area profissional. Os custos cada vez mais baixos das passagnes , as promoções e as políticas governamentais, que aumentam a concorrência entre as companhias têm ajudado elevar o número de passageiros, e tambem o interesse pela profissão favorecendo as perspectivas da área.
O mercado de trabalho é muito exigente e a seleção bastante rigorosa, pois procuram profissionais muito capacitado,antigamente havia a denominação "controlador de voo" a partir de cursos que levavam esse nome e que também existiam em outros países, mas com o tempo e com a crescente especialização dessa atividade, a denominação internacional "controlador de tráfego aéreo" é a tendência a ser utilizada.Na maioria dos países, esta atividade já é reconhecida como profissão, porém no Brasil, apesar da grande importância desta função, ainda não há o reconhecimento desta atividade como profissão. Isso por causa da tragédia com o Boeing da Gol e o Embraer Legacy, em 29 de setembro de 2006, a maioria dos brasileiros não tinha sequer conhecimento da sua existência e importância.
A atividade de Controlador de Tráfego Aéreo se torna cada vez mais complexa devido ao crescente número de aeronaves que cruzam o espaço e também ao surgimento de aeronaves cada vez mais modernas e rápidas.
Formação
A formação controlador de tráfego aéreo são apenas feitas em escolas especiais em que se entra passando por concursos. No Brasil, apenas dois locais podem dar aulas e formar pessoas sendo elasICEA — Instituto de Controle do Espaço Aéreo de São José dos Campos
EEAR — Escola de Especialistas da Aeronáutica de Guaratinguetá
ICEA — Para controladores civis
EEAR — Para controladores militares
O conteúdos exigidos dos candidatos são:
- Noções em meteorologia
- Navegação aérea, geografia
- Idioma preferencial : inglês fluente
- Amplo conhecimento de aeronaves
- Todas as normas de tráfego aéreo
As principais características para exercer o cargo são:
- Ter agilidade de raciocínio
- Autocontrole raciocínio rápido capacidade de trabalhar sobre pressão
- Possuir controle emocional e raciocínio espacial
- Ter capacidade de rápida de adaptação às mudanças operacionais
- Capacidade de trabalhar em equipe
- Capacidade física e orgânica para atuar seja dia ou noite
Comentários
Postar um comentário