A caixa preta não tem GPS
devido aos dispositivos não enviarem
dados de localização para a parte externa
da aeronave, ele apenas absorve os
sinais de fora,no caso captaria os sinais da parte externa da aeronave.Os
dados de GPS são usados somente para corrigir as informações dos ADIRUs.Os aviões modernos até são equipados com um
sistema conhecido como ELT instalados dentro da caixa-preta das aeronaves,eles
emitem sinais de alerta em caso de colisão e são capazes de suportar fogo
intenso ou pressão em águas profundas.O problema é que esse dispositivo podem vir a ser danificado em uma colisão junto de uma explosão ou caso o avião tenha se desintegrado
na queda que foi o que ocorreu com o Boeing 737-800 da Gol, em setembro de
2006, no Brasil, quando 154 pessoas morreram.
Não há monitoramento de
radar sobre o oceano, por isso a necessidade de comunicação para informar a
posição a intervalos de tempo regulares, quando a aeronave passa por um
waypoint e caso haja uma colisão os destroços se espalhariam
pelo oceano em uma área enorme.Os
ELT’s podem ter sido danificados nessa
descompressão, os sinais não seriam capturados pelo satélite mesmo que os
ELT’s não tivessem se
danificado. A caixa preta possui também um emissor de sinais de localização
para satélites,Se a caixa preta se emergir em uma longa profundidade pode não ser localizado nunca, já que a
bateria que alimenta o transmissor não dura mais que uma semana.
Mas se os planos da Airbus
forem aprovados futuramente os aviões comerciais serão equipados com caixas-pretas ejetáveis e
flutuantes e o principal objetivo é facilitar a localização destes equipamentos
em caso de acidentes aéreos.Os equipamentos
contam com mecanismos sensíveis a anormalidades que sugerem a ocorrência
de um acidente e, nesta situação elas se entejam e muitas vezes é a energia do
próprio impacto que aciona a ejeção.Na queda da aeronave da aeronave uma
espécie de
Airbag protege a caixa de impactos e a impede de afundar e logo em
seguida emite um sinal com dados de sua
localização que pode ser rastreado por satélite.
E adivinhem quem serão os
primeiros aviões equipados com caixas ejetáveis?Isso mesmo se você disse A380 a
resposta está certíssima.As primeiras aeronaves a receber as caixas ejetáveis
devem ser os modelos da Airbus o Airbus A350 e Airbus A380. A agência Europeia
de segurança já deu permissão para o início dos testes,a Airbus não
descarta a possibilidade de estender a ideia aos modelos A320 e A330.
Bons ventos tripulação e até a próxima escala !!!
Boa matéria, bem explicativa e didática, curti muito!!!
ResponderExcluir