A turbulência de céu claro
(CAT em inglês de clear air turbulence) acontece quando a atmosfera apresenta estabilidade estática e quando a temperatura aumenta com a altura, ou seja, uma redução da temperatura do ar diminui com a altura maior em uma taxa maior que 10°C por quilômetro e geralmente a atmosfera livre apresenta-se estável do ponto de vista da estabilidade estática sobre as latitudes subtropicais, é corrente que o vento cisalhe com a altura o geralmente ocorre nas vizinhanças de um jato de altos níveis (JAN) na alta troposfera. Acima e abaixo do JAN, existem condições para a formação de turbulência de ar claro, ou seja, pode ocorrer turbulência mesmo sem que haja um fenômeno visível como um Cumulus nimbus presença de obstáculos ao escoamento como montanhas altas.
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Turbulência severa de céu claro em um voo
da Avianca que passava pela Cordilheira
dos Andes. |
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Apesar de todos os alertas, mesmo os pilotos mais experientes podem ser pegos de surpresa pelas turbulências de céu claro,a turbulência de Céu Claro é uma ameaça para aeronaves que voam a grandes altitudes, pois não pode ser detectada visualmente e apesar dos radares apontarem a presença de áreas mais densas nem toda turbulência está vinculada a uma nuvem. Nesse caso, a detecção pode ser impossível e você desvia pelo radar e quanto mais vermelho, mais perigoso.Mas quando é turbulência em céu claro às vezes não dá para desviar, porque ela não aparece no radar.Na maioria dos casos os pilotos geralmente conseguem se prevenir contra consequências na hora das turbulências. Quando o piloto está voando e sabe que existe uma condição de chuva, ou com nuvens carregadas, já sabe que vai passar por algum tipo de turbulência. Então o piloto pode tomar algumas providências para evitar, mas esse tipo de turbulência de céu claro você não enxerga. O mais preocupante é que ocorre na ausência completa de nuvens ou qualquer outro indício visual,e é causada basicamente pela cortante de vento, uma variação brusca de direção ou intensidade do vento quando ele é forte.
A maioria dos casos ocorrem próximos a correntes de jato, já outros são devido a correntes ou fatores secundários.Sem instrumentos de detecção, o piloto pode apenas contar com suas próprias experiencias e observações de vento para determinar possíveis regiões de formação desse tipo de turbulência. Então o melhor a se fazer é durante o brifim meteorológico estar atento à existência de correntes de jato em sua rota de vôo.Antes e após o voo os pilotos verificam o radar meteorológico para saber de possíveis problemas pelo caminho mas a corrente de ar não é percebida pelo aparelho, e sim a existência de nuvens, que podem indicar tempestades,o radar detecta nuvens.A turbulência de céu claro pode ser encontrada no espaço aéreo vizinho de aeroportos em regiões próximas à grandes montanhas ou nas proximidades de JANs.
Mantenha sempre o cinto afivelado pois lembre-se nem sempre o piloto consegue detectar uma turbulência e nem sempre ela sera uma turbulência moderada,ela pode ser uma turbulência severa e causar ferimentos graves,mas isso é papo para outra matéria.
Bons ventos tripulação e até a próxima escala !!!
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